domingo, 22/12/2024
InícioCidadeComitiva de MT viaja à África do Sul em busca de experiências...

Comitiva de MT viaja à África do Sul em busca de experiências positivas

Mais um importante passo para que Cuiabá sedie jogos da Copa do Mundo de 2104 começa a ser dado nesta terça-feira (25.08), quando o governador Blairo Maggi, junto a uma equipe de Governo inicia viagem de trabalho à África do Sul, país sede da Copa do Mundo de 2010, com o intuito de verificar os erros e acertos do país nos empreendimentos ligados aos setores do turismo, infraestrutura e segurança, implantados para receber o evento mundial. A intenção é que a comitiva traga para implantar em Mato Grosso as experiências mais bem sucedidas na África do Sul.

A comitiva formada por 35 pessoas dos mais diversos segmentos se encontrará com o Governador no dia 31.08 em Johannesburg, capital da África da Sul. Blairo Maggi viaja nesta terça-feira para Angola, onde cumpre agenda diplomática em retribuição a uma visita feita este ano por uma comitiva deste país. Está é a primeira viagem internacional oficial que o governador realiza este ano. Na tarde desta segunda-feira (24.08) o secretário chefe da Casa Militar, coronel Alexander Torres Maia, concedeu uma entrevista coletiva para falar da viagem do governador e das agendas que deve cumprir nos dois países.

“Essa viagem à África do Sul em especial, será muito pouco diplomática e muito executiva. Teremos a oportunidade de lidar com as pessoas que estão tratando diretamente junto ao Governo Sulafricano sobre Copa do Mundo. Além disso teremos a oportunidade de lidar com empresas alemãs, inglesas, italianas, que estão atuando diretamente nas obras de infraestrutura e na construção dos estádios. Visitaremos os estádios e essas obras. Vamos ver a forma como a África do Sul se preparou para cumprir o extenso calendário de obrigações que a FIFA emite por ocasião da Copa do Mundo e com isso observar e aprender com os erros e acertos cometidos”, salientou.

Maia explicou que a comitiva se encontrará também com os Comitês Organizadores Locais, que segundo ele, em parte se assemelham com a Agência que está sendo criada pelo Governo do Estado. “Nós seremos recebidos inicialmente no dia 31.08 pelo presidente do Comitê Organizador Nacional da África do Sul, Dany Jordan, que é também o representante da FIFA naquele país e quem vai nos disponibilizar as demais informações sobre os investimentos em saúde, infraestrutura, defesa civil e principalmente segurança”, afirmou.

O secretário informou que além dele integrarão também a comitiva do Governo os secretários de Estado de Infraestrutura, Vilceu Marcheti, de Planejamento, Yênes Magalhães, de Fazenda, Éder Moraes, da Casa Civil e Comunicação Social, Eumar Novacki, de Esporte, Baiano Filho, de Trabalho, Emprego, Cidadania e Ação Social, Terezinha Maggi, de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, de Turismo, Yuri Bastos e o Extraordinário de Políticas Ambientais, Adilton Sachetti.

“Além dos secretários de Estado, participam da viagem pessoas do staff do governo como policiais e bombeiros militares. Temos também um grande número de pessoas ligadas ao setor privado como representantes da área da construção civil, da área de turismo, hotelaria, bares e restaurantes, além dos prefeitos dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande”, diz Maia ao afirmar que todo o processo de composição da comitiva foi o mais democrático possível, mas infelizmente nesta primeira viagem não deu para integrar todos que pretendiam ir. “Não descartamos viagens futuras para a Alemanha e Inglaterra, para buscar principalmente as tecnologias ligadas à segurança.

Agenda da visita à África do Sul:

31/08 – Segunda-Feira

• 09h00 LOC Johannesburg
• 15h00 FIFA – Danny Jordan – CEO 2010 FIFA Word Cup Organising
• 16h00 Soccer City Stadium

01/09 – Terça-feira

• 09h00 Minister of Sport and Recreation, Mr Makhenkesi Arnold Stofile
• 10h30 Minister of Agriculture, Forestry and Fisheries , Ms T Joemat-Pettersson
• 14h00 Minister of Tourism, Mr Marthinus van Schalkwyk
• 15h30 Minister of Public Works, Mr Geofrey Doidge

02/09 – Quarta-feira

• 09h00 Ellis Park Stadium
• 15h00 LOC Pretoria
• 16h30 Loftus Versfeld Stadium

03/09 – Quinta-feira

• 08h05 Decolagem para Free State
• Premier of Free State, Mr Sekgobelo Magashule
• LOC Bloemfontein
• Bloemfontein Stadium
• 16h40 Decolagem para Johannesburg

04/09 – Sexta-feira

• 10h30 Gauteng Premier, Ms Nomvula Monkonyane
• 15h00 Johannesburg Tourism Company (the company’s phyfical and personnel structure; its history and programmes)

Saiba mais sobre a Copa de 2010:

Os jogos da Copa do Mundo da FIFA 2010 vão realizar-se em 10 estádios da África do Sul: dois em Johannesburg e um em cada uma das oito cidades anfitriãs (Cidade do Cabo, Durban, Pretória, Port Elizabeth, Bloemfontein, Rustenburg, Nelspruit e Polokwane). Juntos, os 10 estádios irão receber 64 jogos e ter aproximadamente 570.000 espectadores ao longo do campeonato. Cinco desses dez estádios já existiam e foram reformados, como a Soccer City (Cidade do Futebol), onde será a abertura e a final da Copa. O outros cinco estádios foram construídos do zero.

Calcula-se que a Copa do Mundo da FIFA 2010 criará por volta de 129.000 empregos, contribuirá com aproximadamente 21 bilhões de ‘rands’ (moeda local) para o produto interno bruto (PIB) e gerará outros 7,2 bilhões em impostos, com cerca de 350.000 visitantes que se espera gastem uns 9,8 bilhões de rands enquanto estiverem no país assistindo a Copa.

Além disso, o país terá a oportunidade de mostrar a sua estrutura e beleza, quebrando muitos preconceitos a respeito de lá. Isso seguramente contribuirá para o aumento do turismo.

Secom

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes