quinta-feira, 09/01/2025
InícioCidadeComitiva da Fiemt vai a Itiquira para participar do lançamento do terminal...

Comitiva da Fiemt vai a Itiquira para participar do lançamento do terminal ferroviário

A logística mato-grossense sempre foi uma das principais ‘bandeiras’ defendidas pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), que ativamente participa e está à frente de iniciativas em prol da melhoria da infraestrutura para o escoamento da produção regional. Comprovando a afirmativa, neste sábado (19), uma comitiva da instituição acompanha o lançamento das obras do Terminal Ferroviário em Itiquira, fato que se tornará um marco histórico não só para a cidade como para todo o Estado.

Esta é a terceira estação da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte. O projeto prevê a ligação do Estado, a partir de Cuiabá, ao Porto de Santos, em São Paulo. Segundo informações do governo local, os primeiros terminais inaugurados foram nos municípios de Alto Taquari, em 2000, e Alto Araguaia, em 2003. Atualmente, cerca de 39% da exportação da produção de grãos que chega ao porto de Santos é escoada pela ferrovia em Mato Grosso.

O grupo da Fiemt presente na solenidade é liderado pelo presidente em exercício, Jandir Milan, que estará acompanhado de diretores da instituição e presidentes de sindicatos patronais da indústria. “A Ferronorte sempre esteve em nossas discussões como um dos principais projetos para alavancarmos o desenvolvimento da economia mato-grossense. Nossa luta constante é para baixar o custo do frete, proporcionar mais emprego, maior geração renda e atração de novas indústrias, e com a continuidade das obras complementares da ferrovia certamente teremos este avanço”, avalia Milan.

Para o secretário Extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), Francisco Vuolo, a ferrovia já é uma realidade e com ela vem o avanço para o interior mato-grossense. Segundo ele, além da maior competitividade nas regiões por onde passam os trilhos, a ferrovia contempla os anseios do setor produtivo citados por Milan. “O fomento da economia em Itiquira será garantido pela atração de indústrias, fortalecendo economicamente toda aquela área. Serão gerados inúmeros empregos diretos, como já está acontecendo na sua construção, bem como de forma indireta com atração de novos investimentos”, disse.

Além da comitiva da Fiemt, que parte de Cuiabá na noite de sexta-feira (18), estarão presentes no evento o governador Silval Barbosa, o presidente da América Latina Logística (ALL) Paulo Basílio, o presidente da Seara, Santo Zanin, o prefeito de Itiquira, Ernani Santin, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério dos Transportes, dentre outras autoridades.

DESENVOLVIMENTO – Um exemplo que comprova o desenvolvimento regional com a chegada da ferrovia é o município de Alto Taquari (450 Km ao Sul de Cuiabá), que recebeu os trilhos no ano de 1999 e passou por uma transformação. Além do fortalecimento econômico local, a população conquistou melhor qualidade de vida. Moradores relatam que há muito tempo esperavam por melhorias na cidade e atualmente têm a consciência da necessidade de uma logística intermodal – na qual a Ferronorte tem um papel estratégico.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes