Todo bovino deve ser vacinado contra a febre aftosa no período de 01 a 30 de novembro, o alerta foi dado pelo Comitê Municipal de Erradicação e Combate a Febre Aftosa aos produtores rurais.
A vacinação serve também para as fêmeas do rebanho com idade de três a oito meses, já contra a raiva, todos os animais das propriedades devem ser vacinados.
De acordo com presidente do Comitê, José Arruda, o produtor agropecuário tem a obrigação de vacinar todo rebanho, independente da quantidade ou idade. “A vacina é o único remédio”, alerta.
Arruda pede aos produtores que fiquem atentos a sintomas de febre alta e ferida nos cascos e na boca. “Os animais com os cascos partidos podem ser contagiados pelo vírus da doença. Quando doente, o bovino fica impedido de se alimentar, o que provoca a perda rápida de peso”, exemplifica.
PRAZO – Os produtores rurais têm até o dia 10 de dezembro, para apresentar ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), as notas fiscais das vacinas. A multa para quem não vacinar o rebanho é R$ 58 por cabeça.