Nesta sexta-feira (09/07), às 9h, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM o secretário Municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro e equipe técnica realizam o primeiro encontro do “Comitê Municipal Intersetorial de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue”.
O Comitê tem como meta traçar medidas de contenção e redução do avanço do mosquito na Capital e antecipar o período de chuvas, considerado como época de proliferação das larvas. Durante o evento será apresentado o panorama geral dos casos e ações preventivas desenvolvidas pela equipe da Vigilância a Saúde e Ambiente (Divisa).
Maurélio Ribeiro ressaltou que as medidas adotadas pelo município trouxeram redução dos casos e, portanto, devem ser a base de sustentação do plano de ação Intersetorial que abrange as demais secretarias e entidades de classe.
“É inaceitável que pessoas morram por falta de saneamento básico no Brasil. Temos que unir esforços para que a população crie o hábito de cuidar e eliminar os focos do mosquito em suas residências. No caso da Dengue, vamos adotar medidas educativas e simples que garantam a saúde do próximo”, enfatizou.
O diretor da Divisa, Benedito Oscar Campos, ressaltou que além dos esforços do Comitê, serão criadas medidas saneadoras de combate para demais setores da sociedade. “A mobilização Intersetorial é uma ação conjunta entre secretarias e comunidade. Se cada um fizer a sua parte, iremos manter a população fora do risco da doença nos próximos anos”, argumentou.
Cuiabá –
Em 2009, de janeiro a abril foram notificados 5.800 casos de dengue. Já no mesmo período de 2010, o número de notificações caiu para 3.381 casos de doença. Conforme os dados revelam, há uma queda de 42% nos casos de dengue na capital nos primeiros quatro meses de 2010. Foram mais de 315 mil imóveis visitados pelos agentes de endemia este ano.