A Comissão de Queixas (ECC) do Afeganistão enviará oficialmetne nesta segunda-feira à Comissão Eleitoral seu relatório com as conclusões sobre as irregularidades detectadas no pleito presidencial do dia 20 de agosto, informou a porta-voz do organismo, Nellika Little. .
A ECC vai divulgar também uma cópia do documento, confirmou seu porta-voz, que, no entanto, não disse se nas conclusões há um resultado definitivo do pleito.
O informe, que tem o aval da ONU, é crucial para saber se o Afeganistão já pode proclamar um novo presidente ou se o país, em plena guerra contra os talebans, deve votar em um segundo turno.
Os primeiros resultados oficiais, sujeitos à revisão da ECC, deram a vitória por maioria absoluta ao atual presidente, Hamid Karzai.
A ECC se encarregou de investigar as irregularidades denunciadas e obrigou de fato a Comissão Eleitoral a auditar a apuração de mais de 10% dos colégios eleitorais após achar fundamentos de fraude.
O anúncio desta segunad-feira, no entanto, não é vinculativo para a Comissão Eleitoral, que é o organismo encarregado da decisão definitiva. A previsão é de divulgação às 17h locais (10h30 de Brasília).
Os resultados provisórios das eleições, anunciados em setembro, dão 54,6% dos votos a Karzai, que precisava superar a metade dos sufrágios para revalidar seu mandato sem necessidade de segundo turno.
Seu principal rival, o ex-ministro de Exteriores Abdullah Abdullah, se negou a aceitar esse resultado, questionado também pelo enviado especial da ONU ao Afeganistão, Kai Eide, que denunciou uma “fraude generalizada”.
U.SegCom AFP e EFE