Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte A Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte realizou hoje (16.10) mais uma reunião ordinária. Estiveram presentes os deputados Sebastião Rezende (presidente), Neldo Egon (suplente em substituição ao vice-presidente Emanuel Pinheiro), Pedro Satélite e Nininho (membros titulares). Na oportunidade a comissão apresentou laudo técnicos realizados por técnicos do Conselho Regional de Engenharia que apontam irregularidades em diversas obras que estão sendo realizadas em Mato Grosso, entre estradas e até escolas.
A Comissão já anunciou convite ao secretário de Infraestrutura, Cinésio Nunes, para que venha ao parlamento no dia 20 de novembro prestar esclarecimentos. Os deputados querem saber informações dobre as obras do MT Integrado, inclusive as obras de artes como pontes, viadutos e bueiros e, ainda, toda a malha rodoviária pavimentada. “Queremos acionar a secretaria para que preste esclarecimentos sobre as irregularidades apontadas. É bom que o secretário saiba que esta comissão está trabalhando sério e que ele, como gestor público, deve verificar o andamento das obras e tomar as providências necessárias. Os laudos e as respectivas denúncias de irregularidades serão encaminhada ao secretário. Vamos informar ao secretário e exigindo uma resposta imediata das situações aqui encaminhadas”, anunciou o presidente Rezende.
Os parlamentares também decidiram por buscar informações junto a Secopa. Os membros da comissão querem saber sobre como andam os cumprimentos dos contratos por parte das empresas executoras das obras. A Comissão de infraestrutura vem realizando visitas sistemáticas às obras da copa na capital e Várzea Grande. As visitas às trincheiras ocorrem todas as terças-feiras pela manhã. A próxima trincheira a ser visitada, na terça-feira (22) é da avenida dos trabalhadores.
A Comissão também apreciou matérias em tramitação e aprovou duas delas. A primeira, um Requerimento de autoria de Romoaldo Junior de realização de Audiência Pública na cidade de Aripuanã, com o objetivo de discutir a estadualização da estrada que liga Aripuanã a Rondolândia. De acordo com a proposta deverão ser convidados o governador do Estado Silval Barbosa, Secretários de Estado, deputados federais e senadores, prefeitos e vereadores da região, DNIT além dos demais segmentos da sociedade de Aripuanã e região.
A segunda, o Projeto de Lei 316/13 de Mauro Savi que dispõe sobre a instalação de dispositivos sonoros em semáforos das principais ruas e avenidas do Estado de Mato Grosso. Entre as regras propostas que os sinais emita sinal sonoro suave, intermitente e semestridência, ou com mecanismo alternativo, que sirva de guia ou orientação para a travessia de pessoas portadoras de deficiência visual, se a intensidade do fluxo de veículos e a periculosidade da via assim determinarem.
MARIA NASCIMENTO TEZOLIN/Secretaria de Comunicação