Dois cometas “irmãos” vão passar perto da Terra nesta semana, mas não há risco de colisão, segundo o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL).
Nesta segunda-feira pela manhã, o 252P/LINEAR, com 230 metros de diâmetro, chegará a cerca de 5,2 milhões de quilômetros de nosso planeta, enquanto no fim da manhã de terça será a vez do P/2016 BA14, com aproximadamente metade do tamanho do anterior, cruzar nossa vizinhança a apenas 3,5 milhões de quilômetros, na terceira maior aproximação já registrada para esse tipo de objeto.
Segundo o jornal 'O Globo', apesar de ambos cometas chegarem muito perto da Terra, quem quiser observá-los terá que ter um telescópio de nível profissional, já que os dois são relativamente muito pequenos e têm um brilho muito tênue. Esta também será a maior aproximação que eles terão de nosso planeta em um futuro previsível.
Neste dia 22 de março vai ser o mais perto que o P/2016 BA14 chegará de nosso planeta por pelo menos os próximos 150 anos, revelou a publicação. O cometa P/2016 BA14 não é uma ameaça. Muito pelo contrário, ele representa uma excelente oportunidade para o avanço nos estudos científicos de cometas.
Por NotíciasaoMinuto