A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) informa que, conforme Convenção Coletiva do Trabalho 2019 (CCT), o comércio da capital cuiabana e da cidade de Várzea Grande poderá funcionar normalmente no feriado de 7 de setembro (Independência do Brasil).
Aqueles que optarem por abrir o estabelecimento, deverão respeitar as seguintes regras, as quais foram estabelecidas e firmadas na CCT.
Pelo acordo ficou definido o seguinte:
· Para exigir o trabalho nos feriados autorizados, como 7 de setembro, é obrigatório que a empresa interessada solicite uma Declaração do Sindicato de sua categoria patronal, que deverá ser publicada no respectivo quadro de avisos da empresa;
· A remuneração das horas trabalhadas dos empregados envolvidos nos feriados será em dobro, incluída as comissões de vendas que serão calculadas pela média mensal, e o seu pagamento se dará junto com o fechamento da folha de pagamento do corrente mês em que se trabalhou no feriado;
· As empresas deverão colocar nos seus respectivos quadros, o seguinte aviso: “Não haverá expediente normal nos feriados civis e religiosos não autorizados por Lei Municipal (1º de Janeiro, Sexta-Feira Santa, 1º de Maio (Dia do Trabalho), 02 de Novembro (Dia de Finados), e 25 de Dezembro (Natal)”, sob pena de violação da presente CCT.
Para o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, essa é uma excelente oportunidade do lojista melhorar as vendas. “Primeiro devido a data comemorativa ser em um sábado, dia com maior fluxo de pessoas e segundo pelo início da “Semana do Brasil”, campanha que visa aquecer as vendas de setembro. Os moldes são similares a Black Friday e acontecerá de 6 a 15 de Setembro, desta forma acreditamos ser possível termos um bom fluxo de consumidores que irão aproveitar a oportunidade de realizarem compras com preços diferenciados”.
A CCT abrange comércio de rua e comércio de shopping.