“Peixe é gostoso e faz bem para a saúde”. Com esse tema, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, realiza nesta terça-feira (03), das 08 às 18 horas, na Avenida do CPA (Praça Ulisses Guimarães), o primeiro dia de comercialização da 21ª Edição do Projeto Peixe Santo. Já nos dias 04, 05, e 06 a venda do pescado será em diversos pontos de comercialização espalhados pela cidade.
“O principal objetivo da gestão do prefeito Chico Galindo, com a realização do projeto Peixe Santo, é de proporcionar condições para que a maioria da população cuiabana possa adquirir peixes frescos a preço acessível durante o período da Semana Santa. Outro aspecto importante é o lado social do projeto que gera renda a centenas de famílias de produtores e vendedores de peixes”, explicou o secretário municipal de Trabalho Dilemário Alencar.
O secretário observou também que a realização do Peixe Santo regula o preço do pescado na Semana Santa, pois as grandes redes de supermercados abaixam seus preços. “Esse é um dado importante, pois quando o preço do pescado cai, toda a sociedade é beneficiada”.
Preço do Peixe Santo – os vendedores inscritos no projeto Peixe Santo poderão vender ao preço de R$ 6,80 o quilo do Pacu, Tambacu e Tambatinga. Já o pintado a R$10,00. Os peixes são criados em viveiros e o valor do quilo se refere ao peixe fresco com vísceras.
Os vendedores assinaram termo de responsabilidade com a prefeitura, se comprometendo a abastecer o seu ponto de comercialização com o pescado e a observar as normas da Vigilância Sanitária e do Imetro.
“O consumidor também poderá comprar peixe sem vísceras e sem espinhos nas barracas do Peixe Santo. Neste caso, o valor é de livre negociação entre o vendedor e o consumidor, mas com certeza o preço será mais em conta em relação ao praticado no mercado. A novidade do projeto neste ano será a comercialização do pintado da Amazônia”, disse Dilemário.
Pontos de Comercialização – neste ano a comercialização do Peixe Santo será realizada em 35 pontos espalhados pela cidade. Eles serão situados em locais de grande circulação de pessoas, ou seja, próximo a pontos de ônibus, rotatórias, praças e em ruas que dão acessos a grandes bairros que interligam outros bairros. A expectativa da Secretaria de Trabalho é superar a comercialização de pescado ocorrida em 2011, que ficou em 465 toneladas de peixe.
“Os pontos foram distribuídos de forma estratégica para que a população que mora distante do centro da Capital tenha comodidade de encontrar o pescado em pontos próximo ao seu bairro. A idéia é que a maioria dos consumidores possa comprar o peixe economizando o gasto com o transporte”, observou Dilemário.
Barraca do Consumidor – Neste ano a Prefeitura vai instalar no ponto central de comercialização do evento (Avenida do CPA – Praça Ulisses Guimarães), a Barraca do Consumidor. Neste espaço será distribuída uma cartilha com dicas de como o consumidor deve escolher e conservar o peixe. O consumidor poderá também obter orientações sobre o projeto, bem como fazer denúncias, sugestões e críticas. Também será disponibilizado o Disk Peixe Santo que terá o número: 8451-5503.
Apoio – A 21ª Edição do Projeto Peixe Santo conta com apoio da Associação dos Piscicultores de Mato Grosso (Aquamat), Sebrae/MT, Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM/MT), Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Policia Militar e Balanças Toledo do Brasil.