domingo, 22/12/2024
InícioSaúdeComer fritura antes de engravidar aumenta o risco de diabetes gestacional

Comer fritura antes de engravidar aumenta o risco de diabetes gestacional

Mulheres que consomem muita fritura antes de engravidar têm maiores chances de desenvolver diabetes gestacional, segundo as conclusões de um novo estudo americano. De acordo com a pesquisa, a ingestão de fritura chega a aumentar em 88% o risco da doença

 

“A fritura reduz a água do alimento, aumenta a densidade energética e muda a composição dos ácidos da gordura”, escreveram os autores na pesquisa, que foi publicada na nova edição do periódico Diabetologia.

O diabetes gestacional acomete entre 1% e 3% das grávidas e é mais comum em mulheres obesas. A maioria das gestantes com a doença desenvolve o problema por não conseguir produzir insulina suficiente para regular sua taxa de glicose. Entre as possíveis complicações decorrentes estão problemas respiratórios no bebê e hipertensão na mãe. Após o parto, os sintomas costumam desaparecer, mas muitas mulheres que tiveram a doença acabam desenvolvendo diabetes tipo 2 nos anos seguintes.

Leia também:
Onze passos para uma gravidez saudável
Hábitos saudáveis podem cortar risco de diabetes gestacional pela metade

Análise — Na nova pesquisa, cerca de 15 000 mulheres foram acompanhadas durante dez anos e, ao longo desse tempo, responderam a questionários sobre os seus hábitos alimentares. Os pesquisadores concluíram que mulheres que comiam fritura pelo menos sete vezes por semana tiveram um risco 88% maior de ter diabetes gestacional em comparação com as que consumiam esse tipo de alimento até uma vez na semana. Já aquelas que comiam fritura quatro vezes na semana, por exemplo, tiveram um risco 30% maior de desenvolver a doença.

O estudo mostrou que essa relação foi particularmente significativa quando as mulheres consumiam fritura fora de casa. De acordo com os pesquisadores, a explicação para esse achado está no fato de muitos restaurantes reutilizarem o óleo em diversas frituras. Esse processo aumenta ainda mais as modificações causadas no alimento, tornando-o ainda mais prejudicial à saúde.

“A associação entre o consumo de alimentos fritos e o risco do diabetes gestacional não tinha sido previamente examinado. Além disso, há evidências, mesmo que limitadas, que indicam que o consumo frequente de frituras também está associado com aumento de risco do diabetes tipo 2 em todas as pessoas”, escreveram os autores.

"Qualquer remédio, mesmo aqueles que parecem inofensivos, como anti-inflamatórios, devem passar pela análise do obstetra", diz Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein. Confira os medicamentos que merecem mais atenção:

Antidepressivos: O uso desse tipo de medicamento durante e, principalmente, na reta final da gravidez duplica as chances de gerar filhos com problemas de hipertensão pulmonar persistente, uma doença rara que eleva a pressão no pulmão e provoca dificuldades na respiração, cansaço e tosse. Essa foi a constatação de um estudo desenvolvido pelo Centro de Farmacoepidemiologia do Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia. 

Anti-inflamatórios: Uma pesquisa publicada no periódico "Canadian Medical Association Journal" relacionou o uso de anti-inflamatórios como naproxeno e ibuprofeno no início da gravidez a 2,4 maiores riscos de aborto espontâneo. O perigo não foi associado ao uso da aspirina. A explicação seria a de que esses anti-inflamatórios afetam a produção de prostaglandina, um ácido graxo que tem sua produção declinada no útero no início da gravidez. Assim, eles alterariam os níveis normais do ácido nessa fase. O maior problema é utilizá-los durante o terceiro trimestre de gestação, quando termina a formação do feto. "Os anti-inflamatórios podem ter um impacto negativo no fechamento de canais do sistema cardiorrespiratório fetal. Isto é, eles podem causar problemas cardiológicos no bebê ", diz d'Auria.

 

 

 

 

Revista Veja

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes