O Campeonato Paulista 2017 começa nesta sexta-feira, com o duelo do Santos, atual bicampeão, contra o Linense, na Vila Belmiro, às 21h (de Brasília). No sábado, é a vez de o Corinthians visitar o São Bento, em Sorocaba.
O São Paulo terá o Grêmio Osasco Audax pela frente, no domingo. O duelo é uma reedição das quartas de final do ano passado, quando o time comandado por Fernando Diniz eliminou o clube do Morumbi com uma goleada por 4 a 1.
Na capital paulista, o Palmeiras receberá o Botafogo-SP, no Allianz Parque.
O Estadual deste ano terá 16 agremiações divididas em quatro grupos com quatro times. Na primeira fase, os times enfrentam somente as equipes das outras chaves. Os dois mais bem colocados de cada grupo se classificam e iniciam os duelos das quartas de final, em partidas de ida e volta. A semi e a final serão decididas no mesmo modelo. Os dois piores na classificação geral caem para a Série A-2 de 2018.
A edição deste ano terá a volta do Troféu do Interior, que será disputado pelos quatro melhores times (excluindo São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians) que não passarem para a segunda fase do Paulistão.
O Estadual terá dois grandes pensando no título e outros dois com a cabeça na Libertadores. Palmeiras, atual campeão brasileiro, e Santos, vice do nacional, já estão garantidos na fase de grupos e vão priorizar a competição continental.
Já São Paulo e Corinthians têm treinadores novatos que cobiçam mais a taça paulista. O clube tricolor, que não levanta o troféu desde 2005, quer um começo com o pé direito para Rogério Ceni em sua nova função. Os alvinegros efetivaram Fábio Carille no cargo e investiram em reforços para apagar a última temporada que foi fraca.
Entre as equipes do interior, a Ponte Preta segue como uma das mais fortes por estar na primeira divisão do Brasileiro e ter mantido o artilheiro William Pottker. Red Bull aposta no treinador Alberto Valentim (ex-auxiliar do Palmeiras) e forte estrutura de uma equipe que passou por duas vezes para as quartas de final da competição.
Já o Grêmio Osasco Audax, que foi vice-campeão no ano passado espera repetir a excelente campanha. Após o desmanche do elenco no final do Estadual, o técnico Fernando Diniz terá uma árdua missão para chegar ao topo.
Nos outros times do interior, há vários nomes famosos que vão tentar reencontrar o bom futebol. Casos, por exemplo, do zagueiro Edson Silva (ex-São Paulo e Botafogo, que está no Mirassol), do meia Bernardo (ex-Vasco, Cruzeiro, Palmeiras e Santos, hoje no Botafogo-SP), do atacante Edmílson (ex-Palmeiras, Vasco e Sport, agora no Santo André), só para citar alguns.
Os grupos
GRUPO A | GRUPO B | GRUPO C | GRUPO D
Confira dias e horários da 1ª rodada do Paulistão:
Sexta-feira (3 de fevereiro)
21h – Santos x Linense
Sábado (4 de fevereiro)
10h – Santo André x Ituano
17h – São Bento x Corinthians
17h – Novorizontino x São Bernardo
Domingo (5 de fevereiro)
10h – Mirassol x Red Bull Brasil
17h – Audax x São Paulo
17h – Palmeiras x Botafogo-SP
19h – Ponte Preta x Ferroviária
 
 
 
 
 
Fonte:SPN-MSN