Municipal, o Pacaembu terá seus espaços temporariamente privatizados no amistoso da seleção brasileira contra a Romênia, despedida de Ronaldo, amanhã. Mas a prefeitura de São Paulo não receberá aluguel.
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No domingo, era possível perceber a transformação da arena em um espaço corporativo.
Suas áreas populares foram tomadas por estruturas de metal para atender torcedores VIPs, convidados de patrocinadores da CBF.
Na arquibancada anexa à laranja, eram colocados tapetes verdes, coberturas e cadeiras. Ali ficarão 800 convidados do Itaú, patrocinador da CBF e da Copa-2014.
As cadeiras cobertas, sociais, também serão reservadas a outros patrocinadores da confederação.
Ao lado, onde sempre fica a torcida visitante, a FPF (Federação Paulista de Futebol) também terá estrutura com tapete, cadeiras e cobertura para 1.500 pessoas.
Na parte superior da arquibancada laranja ficará a nova tribuna de imprensa, o que respeita o padrão da Fifa para Copas de fazer esse setor no meio de campo. Isso reduzirá consideravelmente a capacidade dessa área.
No total, foram postos à venda 31 mil ingressos. Normalmente são 37 mil.
Foi montada outra estrutura, no setor das organizadas, só para a transmissão de um programa da Globo –será retirada para a partida.
A ocupação do estádio foi feita pela Klefer, a quem a CBF vendeu os direitos do jogo. A empresa é de Kléber Leite, amigo do presidente da confederação, Ricardo Teixeira. Seus funcionários disseram não ter autorização para falar sobre o amistoso.
A Klefer negociou a organização diretamente com a administração do Pacaembu. A prefeitura investirá no aluguel de geradores de energia.
Mas o município abriu mão do aluguel. Dos cobra-se 12% da renda em partidas diurnas e 15% em noturnas –há um teto de R$ 66 mil.
“O evento entrou para o calendário da cidade, então está isento. Só será cobrado o uso do quadro móvel [funcionários], tirado do borderô”, disse o responsável por equipamentos esportivos da prefeitura, Aléssio Gamberini.
No privado Morumbi, a CBF tinha de pagar aluguel em jogos das eliminatórias da Copa-2010. No público Serra Dourada, no amistoso da seleção, prevaleceu o modelo de investimento do Estado e da prefeitura, e lucro dos parceiros da confederação.
F.COM
MARTÍN FERNANDEZ
RODRIGO MATTOS