Essa ponte elimina uma balsa que operava entre os dois municípios e cria novas alternativas econômicas para a região
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A ponte, de 691 metros, construída sobre o Rio Teles Pires, na MT-419, entre os municípios de Carlinda e Novo Mundo, a 761 e 785 km de Cuiabá, respectivamente, além de facilitar a trafegabilidade para quem vive naquela área, vai ampliar a malha viária do estado, e com isso, criar uma nova alternativa importante para o escoamento da produção agrícola, de madeira e minério da região Noroeste de Mato Grosso, o chamado Vale do Juruena. A obra foi executada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) com um investimento de R$ 48,3 milhões.
O encabeçamento da ponte está em fase final de execução. Essa construção elimina uma balsa que operava entre os dois municípios e cria novas alternativas econômicas para a região, eliminando um obstáculo natural para o desenvolvimento.
Além da ponte, o Governo de Mato Grosso também vai asfaltar 78 quilômetros das MTs 208 e 419, ligando Carlinda e Novo Mundo. A obra foi licitada pela Sinfra no segundo semestre de 2024, com o resultado já homologado e previsão de início em 2025.
O investimento na obra é de R$ 103,4 milhões, divididos em dois lotes, sendo um de 28,87 km entre Carlinda e a nova ponte, e outro de 46,8 km do Rio Teles Pires até Novo Mundo.
“A nova ponte e o asfalto da MT-419 vai interligar toda essa região. Vai ser uma saída da produção para a BR-163. A distância entre a região de Alta Floresta até a BR vai diminuir em mais de 100 km”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.
Integração da Região Norte
O secretário Marcelo de Oliveira explicou que essa é uma das obras que ajudam a integrar a região Norte mato-grossense.
“Nós estamos fazendo a antiga BR-174 na região Noroeste, a ponte do Juruena, terminamos a MT-208 até Nova Bandeirantes e vamos fazer esse asfalto da MT-419. Com isso, vai ser possível sair da região de Colniza e Aripuanã e chegar até a BR-163 em Guarantã do Norte e Matupá apenas por vias asfaltadas. Eram regiões que não conversavam entre si e que vão passar a ser integradas”, afirmou o secretário.
Pontes sobre o Teles Pires
O Rio Teles Pires, ou São Manoel, é um dos mais importantes de Mato Grosso. Ele faz parte da bacia do Rio Amazonas e nasce na divisa dos municípios de Primavera do Leste e Nova Brasilândia. O Teles Pires percorre mais de 1.300 km até se juntar ao Rio Juruena e formar o Rio Tapajós, no ponto mais ao Norte do Estado.
A atual gestão já entregou uma ponte de 202 metros sobre o rio na MT-140, outra de 181 metros na região de Sorriso, mais de uma de 50 metros na MT-020. Também serão entregues outra ponte de 550 metros em Alta Floresta, uma de 101 metros na MT-199 e uma última de 561 metros em Itaúba.
Desta forma, serão 13 pontes sobre o Rio Teles Pires em todo Estado, sendo sete entregues pela atual gestão. Três delas com mais de 500 metros de extensão.
“O Rio Teles Pires corta todo o Estado e por ter um grande volume de água sempre representou um desafio para a logística de Mato Grosso. Mas a Sinfra trabalha para superar essas barreiras e permitir o desenvolvimento do Estado”, concluiu o secretário Marcelo de Oliveira.