Com o título da Copa do Brasil após derrotar o Flamengo nos pênaltis, na última quarta-feira, no Mineirão, o Cruzeiro, além de receber R$ 6 milhões de prêmio, se tornou o primeiro clube brasileiro garantido na próxima edição da Copa Libertadores . A equipe mineira se junta a outras 14 que já estão garantidas na competição em 2018.
Além do Cruzeiro , cinco clubes argentinos já estão na Libertadores do ano que vem. Boca Juniors, campeão, River Plate, Estudiantes, Racing e Banfield são os classificados. Todos eles através do Campeonato Argentino da temporada 2016/17 que terminou em junho. O sexto representante do vizinho brasileiro será o campeão da Copa da Argentina.
A Bolívia já conta com dois representantes garantidos, são eles: The Strongest, campeão do Apertura 2016, e o Bolívar, vencedor do Apertura 2017. O terceiro representante deve ser o Jorge Wilstermann, que lidera o Clausura 2017. Vale lembrar que lá a temporada 2016/17 é dividida em três campeonatos principais: Apertura 2016, Apertura 2017 e Clausura 2017.
No Peru, outras duas equipes já estão classificadas. O Melgar, campeão do Torneo de Verano de 2017, e o Alianza Lima, que levou o Apertura 2017. O Universidad de Chile, o Atlético Nacional, da Colômbia, o Libertad, do Paraguai, o Monagas, da Venezuela, e o Delfin, do Equador, são os outros já garantidos na Libertadores 2018.
Confira a lista
Argentina
Boca Juniors (campeão argentino)
River Plate (2º lugar no Argentino)
Estudiantes (3º lugar no Argentino)
Racing (4º lugar no Argentino)
Banfield (5º lugar no Argentino)
Bolívia
The Strongest (campeão do Apertura 2016)
Bolívar (campeão do Apertura 2017)
Brasil
Cruzeiro (campeão da Copa do Brasil)
Chile
Universidad de Chile (campeão do Clausura 2017)
Colômbia
Atlético Nacional (campeão do Apertura 2017)
Equador
Delfin (campeão da Primeira Etapa do Equatoriano)
Paraguai
Libertad (campeão do Apertura 2017)
Peru
Melgar (campeão do Torneo de Verano 2017)
Alianza Lima (campeão do Apertura 2017)
Venezuela
Monagas (campeão do Apertura 2017)
O título da Copa do Brasil do Cruzeiro veio após um empate sem gols com o Flamengo no Mineirão e a vitória nos pênaltis por 5 a 3. O goleiro Fábio foi o grande destaque ao defender a cobrança de Diego, principal jogador Flamenguista. Os cinco batedores cruzeirenses foram perfeitos para a festa dos mais de 60 mil torcedores presentes. Este foi o quinto título da equipe celeste na competição.
Link deste artigo: http://esporte.ig.com.br/futebol/2017