O PT conquistou nas urnas neste domingo (3) a maior bancada na Câmara para o período de 2011 a 2015, segundo levantamento da Secretaria Geral da Casa com base nos dados da eleição. Até as 18h30, restava ainda a apuração de uma urna no Acre, mas, segundo os técnicos da Casa, esses votos não são suficientes mudar a composição da Câmara.
A nova composição da Câmara, porém, poderá vir a ser alterada após a conclusão do julgamento dos candidatos com registro indeferido pela Justiça Eleitoral, entre os quais os barrados pela Lei da Ficha Limpa.
De acordo com o levantamento, foram eleitos 88 deputados do PT em todo o país. Tradicionalmente, o partido dono da maior bancada é o que sai na frente na disputa pela presidência da Câmara. Em 2006, o PT saiu das urnas com 83 cadeiras, seis a menos que o PMDB.
Somentre três estados não elegeram nenhum deputado do PT. O maior número de petistas eleitos está em São Paulo, onde 16 filiados ao partido conquistaram o mandato. O PT elegeu grandes bancadas também na Bahia (10), em Minas Gerais (8) e no Rio Grande do Sul (8).
O PMDB ficou com o segundo maior número de cadeiras, com 79 eleitos. O partido foi o único que elegeu pelo menos um deputado federal em todos os estados do país. A maior bancada peemedebista está no Rio de Janeiro, com 8 deputados eleitos. Na sequência aparecem Minas Gerais (7), Ceará (6) e Paraná (6).
O PSDB recebeu nas urnas o status de terceiro maior partido na Casa. Foram 53 tucanos eleitos, dos quais 13 de São Paulo. Aliado do PSDB, o DEM ficou com a quarta posição, com 43 deputados eleitos. As maiores bancadas do DEM são da Bahia (6) e de São Paulo (6).
O PR e o PP dividem o quinto lugar com 41 deputados cada. Na sequência aparecem o PSB, com 34, o PDT (28), o PTB (21), o PSC (17), O PC do B (15), o PV (15), o PPS (12) e o PRB (8).
Estarão ainda representados na Câmara o PMN, com 4 deputados, o PSOL (3), o PT do B (3), o PHS (2), o PRTB (2), o PRP (2), o PSL (1) e o PTC (1).
Eduardo Bresciani
Do G1, em Brasília