Respondendo ao deputado federal Wellinton Fagundes, que tem colocado a coligação na chapa proporcional do PMDB com o PR como condição para os republicanos apoiarem Silval Barbosa, o deputado Adalto de Freitas Filho (Daltinho-PMDB), afirmou que “o apoio à majoritária do PMDB está acima de qualquer condição”.
Daltinho ponderou que a candidatura de Silval Barbosa “corresponde a um projeto que envolve os interesses maiores de Mato Grosso”.
O deputado peemedebista entende que Silval Barbosa representa o prosseguimento da administração que elevou o estado à condição de umas das unidades da federação que mais se projeta no cenário econômico nacional.
Por isso, o deputado analisa que subordinar o apoio a Silval Barbosa à composição na coligação na chapa proporcional, é rebaixar o arco de alianças a um papel secundário. “O carro chefe á candidatura de governador e não eleição de deputados estaduais. É equivoco inverter os fatores e não podemos concordar com o deputado Wellinton Fagundes”, enfatizou Daltinho.
“Não acredito que esse seja um pensamento predominante no PR”, relativizou o deputado.
“Não só o PMDB e PR, mas o PT também deve participar da discussão sobre a composição na proporcional, pois é estratégico fortalecer a campanha de Dilma Rousseff”, defendeu Daltinho.
Outro ponto de vista defendido pelo deputado Daltinho é que a discussão sobre as coligações na chapa proporcional deve passar pelos parlamentares. “Na condição de líder da bancada vou reunir os deputados do PMDB para definir um posicionamento sobre a coligação”, manifestou. “Acredito que os deputados do PMDB estão abertos ao diálogo e entendimento político, mas não aceitarão pressão, nem decisões empurradas goela abaixo”, finalizou o deputado Daltinho.