O Programa Coleta Seletiva da Assembléia Legislativa realizou mais uma oficina de reciclagem nesta semana. Desta vez, os participantes aprenderam técnicas para a confecção de murais com isopor e coador de café usado.
O curso, realizado teve a participação de servidores e dependentes que tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo especial sobre a importância da reciclagem para a melhoria da qualidade de vida da população.
O vídeo, elaborado pela TV Assembléia, foi apresentado, em Brasília, no 1º Seminário de Boas Práticas Ambientais no Poder Legislativo, numa iniciativa da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e Tribunal de Contas da União.
A iniciativa visa conscientizar a população sobre as diversas formas de contribuir com a preservação do meio ambiente transformando o lixo em obras de arte. “As pessoas gostam de artesanato e, esta é uma oportunidade para mostrarmos que tudo que vai para o lixo pode ser transformado e gerar emprego e renda, diminuindo, assim, o lixo descartado na natureza”, explicou a gerente do programa, Sandra Heloísa Pereira Lopes.
Para a estudante Danielle Figueiredo, 16 anos, o curso foi importante porque ampliou os seus conhecimentos. “Além de aprender técnicas como por exemplo, separar o lixo, agora também posso confeccionar murais para presentear meus amigos por meio da reciclagem, pois o resultado final é muito bom”, comemorou.
Já para a servidora da AL, Deth Maria Conceição da Silva, que participou pela segunda vez, o processo de reciclagem também gera economia. “Gosto de tudo que é reciclado porque, dessa forma, não há desperdícios”.
A gerente do Projeto de Reciclagem, Liana Ferreira Lima, destacou que essa é uma arte que representa uma fonte de renda extra às famílias. “Esse trabalho permite que as pessoas usem suas criatividades na confecção de uma infinidade de produtos feitos com materiais que seriam jogados no meio ambiente. Isso é gratificante”, disse Liana, ao destacar que o trabalho de reciclagem de papel na AL, desde 2004, já atinge 70% na coleta de todo o material utilizado.
“Somos exemplos porque muitos órgãos vêm aqui para conhecer o trabalho de reciclagem da Assembléia Legislativa de Mato Grosso”, destacou o presidente da Casa, deputado Sérgio Ricardo (PR).
O primeiro-secretário, deputado José Riva (PP) defende que a preservação do meio ambiente deve ser feita em conjunto com toda a sociedade. “Temos que ter compromisso com a qualidade de vida da população”, afirmou.