domingo, 22/12/2024
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Clima seco e queimadas: lavagem nasal infantil hidrata e previne complicações

Chega às farmácias do Centro-Oeste o Nosewash, dispositivo específico para lavagem nasal infantil com soro fisiológico. Como um brinquedo, contém personagens lúdicos que ajudam na adoção do procedimento como rotina diária

A lavagem nasal é um dos procedimentos mais eficazes para hidratar a narina e retirar substâncias nocivas ao organismo, como toxinas poluentes, vírus e bactérias. Assim como escovar os dentes, especialistas cada vez mais incentivam que a lavagem deveria ser realizada todos os dias como forma de prevenir doenças respiratórias, e até mesmo outras doenças mais graves, como as que podem ser provocadas por inalação de fuligens de queimadas, por exemplo. Essas partículas podem chegar à corrente sanguínea e prejudicar o aparelho cardiovascular. Quando o clima está seco, a lavagem também ajuda a hidratar as narinas e evitar fissuras por ressecamento.
 

A pediatra Thais Barros de Paiva, moradora de Goiás e mãe de três crianças, esclarece a importância da lavagem nasal como medida preventiva. “A higienização rotineira evita o acúmulo de muco, que favorece a entrada de vírus e bactérias que a criança teve contato. Por exemplo, a criança na escola acaba tendo contato com outras que estão adoecidas — os vírus e bactérias circulam pelo ambiente — e alojam nas mucosas. Se a criança chegar em casa e os pais fizerem a lavagem, tira grande parte desses microrganismos, evitando o adoecimento ou melhorando o quadro geral da criança já gripada”, orienta a pediatra que é mãe do casal de Gêmeos de 7 anos, Clarice e Otávio, e do mais novo, Estevão, de 5 anos.
 

NoseWash, o primeiro dispositivo de lavagem nasal desenvolvido para a primeira inia – Mãe de dois meninos, Guilherme, de 6 anos, e Victor, de 9, a bióloga Michele Longo tem um desafio ainda maior. O mais velho tem Síndrome de Down e não pode deixar de fazer a lavagem nasal todos os dias, pois uma característica da síndrome é a hipotonia muscular — “frouxidão muscular”, que dificulta expelir a secreção. Segundo ela, o procedimento que já era desafiador para o filho menor, para Victor exigia ainda mais paciência, ludicidade e estratégia na hora de segurar o filho, todos os dias, para fazer o procedimento com uma seringa tradicional. Em 2022, conheceu o NoseWash, considerado o primeiro dispositivo de lavagem nasal criado especialmente para a primeira infância.
 

“Antes, era muito desgastante. O NoseWash mudou nossa rotina, parece que foi feito para todas as minhas dificuldades. O de 5 anos faz sozinho. E eu não preciso mais segurar o Victor, não tem mais aquele momento tão estressante, que nos deixava chateados. Agora, a gente até brinca na hora da lavagem nasal, tem fila, tem diálogo com os bichinhos do NoseWash. Ainda é desafiador, mas é impressionante como mudou nossa interação familiar e já não tem mais o desgaste físico e mental de antes. Como mãe, fico feliz em ver a “meleca” saindo”, brinca a mãe Michele.
 

A lavagem nasal do Victor ficou mais fácil com o primeiro dispositivo do mundo feito especialmente para crianças

Lavagem nasal com apoio da Patrulha Canina – O mercado de produtos para lavagem nasal infantil não para de crescer. No ano passado, chegou a faltar soro fisiológico nas farmácias tamanha a procura e a carioca AGPMED encontrou nesse nicho um espaço e tanto. Foi a primeira empresa do mundo a desenvolver um dispositivo próprio para bebês e crianças, que contendo personagens em miniaturas, caiu no gosto das famílias, ajudando a reduzir o temor de uma higienização nasal de rotina cada vez mais recomendada pelos médicos especialistas. Com apenas um ano e meio no mercado e 3 linhas lançadas, o NoseWash já representa um share de 20% no faturamento da empresa, especializada em produtos lúdicos para saúde infantil e presente há mais de 25 anos no mercado B2B. E a partir de agora traz mais um lançamento, dessa vez em parceria com a Paramount: os dispositivos de 20 mL com os personagens da Patrulha Canina, da Nickelodeon, posicionado para crianças a partir dos 2 anos.
 

Patrulha Canina é uma série de ação e aventura, com viés educativo, estrelada por filhotes heroicos: Chase, Marshall, Rocky, Zuma, Rubble, Skye e Everest, que são liderados por um menino de 10 anos de idade, Ryder. Com uma combinação única de habilidades para resolver problemas, veículos incríveis e muito bom humor canino, a Patrulha Canina trabalha em missões arriscadas de resgate para proteger a comunidade.

NoseWash Patrulha Canina já está disponível nas farmácias do Centro-Oeste


“Até então a lavagem nasal feita por meio de seringas eram realizadas de forma adaptada e não apropriadas, trazendo risco de machucar o nariz dos pequenos. Lavar o nariz era uma missão quase impossível! Resolvemos investir em ampla pesquisa para criar um dispositivo que trouxesse um ambiente mais lúdico, confortável e seguro. NoseWash contém personagens em miniatura no próprio produto e adaptadores que protegem o nariz dos bebês e crianças. Nossa empresa tem um compromisso de mais de duas décadas de sempre desenvolver produtos que transformem a experiência das crianças e suas famílias. Precisamos ir além do “tratar”, precisamos oferecer mais cuidado, mais carinho, mais qualidade de vida” destaca Gustavo Reis, diretor de Negócios da AGPMED.
 

Aprovado pela Anvisa, no Brasil, e pelo FDA, nos Estados Unidos, NoseWash já tem patente requerida.

Lavagem nasal: saiba como fazer
 

– Fazer a lavagem nasal diariamente

– Se a criança estiver com o nariz entupido, repetir a lavagem pelo menos duas vezes ao dia, a última antes de dormir

– Incluir o processo na rotina de higiene pessoal (como escovar os dentes)

– Posicionar a criança com a cabeça para frente e levemente inclinada para um dos lados, para a secreção sair da narina

– A pressão do jato é suave, gentil e contínua para eliminar a sensação de “afogamento”


AGPMED – Nascida no Rio de Janeiro há 27 anos, a AGPMED se especializou em fornecer produtos para saúde infantil a empresas da indústria farmacêutica, consultórios médicos e grandes grupos hospitalares. Tornou-se líder de mercado B2B no segmento de abaixadores de língua especiais e espaçadores para inalação no Brasil e exporta para mais de 10 países, como Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha. Seus produtos são aprovados pela Anvisa, no Brasil, e pelo FDA, nos Estados Unidos.
 



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