O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), unidade de gestão compartilhada e implementada na estrutura organizacional da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), completa no dia 10 de agosto, três anos de atividades ininterruptas. Desde que foi criado, em 2004, o Ciosp já contabiliza mais de 5,9 ,milhões de chamadas telefônicas emergenciais atendidas. Por dia, são mais de 5 mil ligações com 95% de atendimento imediato.
Agora iniciando uma nova fase de suas atividades, o Ciosp trabalha na expansão dos serviços. “As ações integradas de Segurança Pública constituem-se num processo contínuo que demanda investimentos em novas tecnologias, para viabilizar um serviço cada vez mais qualificado ao cidadão”, ressaltou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito.
De acordo com o secretário, as discussões em torno do processo de expansão dos serviços prestados pelo Ciosp têm como foco o aumento da capacidade de vigilância, através da implantação de câmaras em vários pontos da capital (Projeto de Vigilância Eletrônica Monitorada – VEM), a digitalização da rede de radiocomunicação, a localização automática de veículos e a regionalização do atendimento.
O Centro Integrado, criado pelo Decreto nº 5.394, de novembro de 2002, atende as emergências na região metropolitana de Cuiabá e gerencia o acesso da população aos serviços de emergência da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193) e Polícia Judiciária Civil (197), colaborando no controle operacional das unidades que integram o Sistema de Segurança Pública do Estado, garantindo que as mesmas atuem de forma complementar, centralizando, integrando e otimizando as atividade preventivas, repressivas e de socorro à população.
ATENDIMENTOS – De abril de 2004, quando o Ciosp entrou em funcionamento em caráter experimental, até junho deste ano foram recebidas 3.780.235 chamadas de emergência para o número 190 (PM); 1.007.590 para o 193 (Corpo de Bombeiros); 913.097 para o 192 (SAMU) e, 251.160 para o 197 (PJC), totalizando 5.952.082 ligações, uma média mensal de 152.617 ligações ou, uma média diária de 5.087 ligações.
Entre as ocorrências efetivamente atendidas e coordenadas verifica-se um número de atendimento expressivo. Em 2004, a partir do mês de abril, quanto o CIOSP entrou em funcionamento, foram atendidas 65.361 ocorrências pela Polícia Militar. Em 2005 esse número saltou para 92.399 atendimento; no ano seguinte 95.636 atendimentos e, este ano, até o mês de julho, as ocorrências efetivamente atendidas já somam 59.995, totalizando 313.391.
O Corpo de Bombeiros, em abril de 2004, atendeu efetivamente 11.028 ocorrências. No ano seguinte esse número subiu para 18.272 e em 2006 fechou em 15.903. Em 2007, até o mês passado, já realizou 7.796 ocorrências, totalizando 52.999 atendimentos efetivos.
A Polícia Judiciária Civil começou atendendo efetivamente 3.621 ocorrências; em 2005, 4.136 ocorrências e, em 2006, 4.145. Este ano, até julho, a PJC já atendeu 2.572 ocorrências, totalizando 14.474 atendimentos efetivos desde a implantação do CIOSP.
Em agosto, até o último dia 06, o 190 (PM) recebeu 15.970 chamadas; o 192/193 (Samu/Corpo de Bombeiros Militar) totalizou 8.909 chamadas, enquanto o 197 (PJC) recebeu 876.
Entre as principais ocorrências policiais atendidas pelos números de emergência do CIOPS estão o roubo, ameaça, lesão corporal e furto. Entre as chamadas de natureza não policial atendidas pelo Corpo de Bombeiros estão os acidentes de trânsito com vítimas, afogamentos, atropelamento, incêndio e quedas.
No próximo dia 10.08, em comemoração ao aniversário do Ciosp, estão programadas uma série de visitas . Das 8 às 11h, universitários do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso vão conhecer as instalações do Centro Integrado. No período da tarde, às 13h, será a vez dos alunos da Escola Ana Maria do Couto e às 14h30, os alunos da Escola Adventista. No final da tarde, às 16h, os alunos da Escola Benedito Carvalho.
INSTITUIÇÕES – PM, PJC, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) -, dividem o mesmo espaço físico, permitindo a gestão compartilhada de meios materiais, humanos e de informações.”Essa metodologia de trabalho busca a maior eficiência e eficácia e, sobretudo, a efetividade das ações de segurança, resultando em um melhor atendimento à sociedade”, explicou o coordenador do Ciosp, major César Viana de Brum.
O Ciosp utiliza tecnologia de ponta como sistemas para transmissão de voz e dados, localização automática de veículos, vigilância eletrônica e geoprocessamento com o uso de mapa digitalizado próprio, de Cuiabá e Várzea Grande.
Todas as tecnologias estão integradas por um sistema informatizado para atendimento ao cidadão e despacho de ocorrências, o Sistema Integrado de Operações Policiais (SIOPM/3).