Em uma rodada em que os cinco primeiros colocados do Campeonato Brasileiro não conseguiram vencer, Flamengo e Cruzeiro ficaram mais próximos de conquistar uma vaga na Taça Libertadores. O Rubro-Negro carioca e a Raposa derrotaram times que estão no G-4 (São Paulo e Atlético-MG, respectivamente).
Assista no vídeo acima aos gols da 29ª rodada do Brasileirão
Com a vitória de virada em casa sobre o Tricolor Paulista (2 a 1), no sábado, o Flamengo se manteve na sexta posição, mas chegou a 45 pontos e reduziu para apenas dois a sua distância para o quarto colocado. O time carioca não perde há nove jogos, incluindo uma partida contra o Fluminense pela Copa Sul-Americana.
O Cruzeiro também confirmou sua boa fase no Brasileirão ao vencer o clássico diante do Atlético-MG por 1 a 0, nesta segunda-feira. Após frequentar a zona de rebaixamento na primeira metade da competição (era o 17ª colocado na 12ª rodada), o time mineiro segue em franca ascensão. A equipe tem a melhor campanha do returno, com 20 pontos ganhos em 30 possíveis. Com 42 no total, subiu da 9ª para a 7ª colocação.
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro
Os resultados da 29ª rodada não causaram mudanças nas seis primeiras posições e nas sétimas piores. Pela segunda rodada seguida, o Palmeiras teve a oportunidade de ampliar sua vantagem na liderança e a desperdiçou. O Alviverde paulista foi ao Recife, ouviu seus torcedores gritarem “é campeão” ao entrar em campo, mas deixou o gramado dos Aflitos derrotado por 3 a 0 pelo Náutico.
O prejuízo palmeirense só não foi maior porque os quatro times mais próximos também tropeçaram. No sábado, o São Paulo saiu na frente no Maracanã, mas deixou o Rio derrotado pelo Flamengo. O Tricolor segue na segunda colocação, com 49 pontos, cinco atrás do Palmeiras.
No segundo jogo sob o comando de Mário Sérgio, o Internacional perdeu ótima chance de encostar no topo. No sábado, já sabendo que o São Paulo havia perdido, o Colorado suou para empatar em casa por 1 a 1 com o Atlético-PR. O gol de Alecsandro igualou marcador aos 44 do segundo tempo, após Patrick colocar o Furação em vantagem 11 minutos antes. Se vencesse, o time gaúcho passaria do terceiro para o segundo lugar. Hoje, tem 48 pontos.
Nesta segunda, quem não aproveitou a oportunidade de chegar à vice-liderança foi o Atlético-MG. Sem Diego Tardelli, na seleção brasileira, o Galo sofreu um gol de Wellington Paulista aos 11 minutos de jogo e perdeu o clássico para o Cruzeiro. Apesar da derrota, o time se manteve no G-4, com 47 pontos.
Isto porque o quinto colocado Goiás também falhou, empatando em casa com o ameaçado Sport por 1 a 1. Léo Lima abriu o placar no Serra Dourada para o atual campeão goiano aos cinco minutos da etapa final, mas Luciano Henrique igualou aos 36, tirando o Rubro-Negro pernambucano da lanterna. O Sport tem os mesmos 25 pontos do Fluminense, mas possui uma vitória a mais que o Tricolor carioca (seis a cinco).
Apesar de não conseguiu terminar a rodada fora da ponta de baixo da tabela, o Flu obteve uma vitória fundamental em sua batalha para se manter na elite do futebol brasileiro. Na volta de Fred, ausente do time por dois meses e meio, a equipe superou o Santo André por 2 a 1 no ABC Paulista. O atacante deixou a sua marca, marcando, de pênalti, o segundo gol do time.
O Botafogo não venceu, mas conseguiu ampliar sua distância para o Z-4. Com a derrota do Santo André para o Flu e o empate no Engenhão com o Avaí (2 a 2), o Alvinegro carioca ficou a três pontos do primeiro time que hoje seria rebaixado (o Ramalhão). Em um Engenhão lotado e com muitos torcedores sem conseguir entrar no estádio, o Glorioso foi para o intervalo perdendo por 2 a 0, mas conseguir igualar o marcador no segundo tempo, com dois gols de Victor Simões. O time carioca segue em 16º lugar, com 32 pontos.
Já o Avaí, pela segundo jogo seguido, abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas cedeu o empate na etapa final.
Assim com o Santo André, o Náutico (18º) tem 29 pontos, mas perde para o time paulista no saldo de gols (-12 a -16). Com o triunfo sobre o Palmeiras, a equipe pernambucana comemorou uma vitória depois de seis rodadas.
Dos 20 times do Brasileiro, a equipe que mais avançou na classificação com a 29ª rodada foi o Corinthians. Graças à vitória sobre o Grêmio por 2 a 1, com boa atuação de Ronaldo, o Timão subiu da 12ª posição para a 8ª. Já o Tricolor gaúcho ficou mais distante do G-4, caindo do 7º para o 9º lugar.
Outros dois times que perderam duas colocações na tabela foram Santos e Vitória, que empataram sem gols no Pacaembu.
Já o Barueri avançou do 13º posto para o 11º ao bater na capital do Paraná o Coritiba por 2 a 1, no sábado. Dois dias antes do centenário do Alviverde paranaense (15º).