1. Mais sabor
Foto: Ubirajara Machado/MDS
A combinação entre tecnologia e produção agrícola proporciona uma grande quantidade de alimentos para escolher, não importa a época do ano. Todavia, cada hortaliça tem um período ideal quando as condições do clima, principalmente, vão permitir que elas se desenvolvam com mais aroma e sabor.
2. Mais nutrição
Foto: Rafael Zart/MDS
E se, além de consumir uma comida mais gostosa, você puder aliar esse prazer a hábitos saudáveis e nutritivos? Uma das vantagens do consumo de alimentos na época certa é esse pacote de benefícios. Se as condições forem ideais para o desenvolvimento da planta, ela absorve nutrientes do solo em maior quantidade e qualidade.
3. Menor preço
Foto: Ubirajara Machado/MDS
Quando as condições são certas, a natureza assume o trabalho pesado: a produção é maior, com menos interferência humana ou de químicos como agrotóxicos. Isso significa que os custos de produção são menores, o que reflete no preço pelo qual o consumidor compra os produtos no supermercado.
4. Mais saúde
Foto: Albino Oliveira/MDS
O uso reduzido de produtos químicos representa ganho para o bolso do consumidor, mas não é só isso. Quanto menos agrotóxico (e outros químicos) utilizados, menos agrotóxico você é sua família vão consumir. É por isso que frutas, verduras e legumes da época são muito mais benéficos à saúde.
5. Mais sustentabilidade
Foto: Rafael Zart/MDS
Alimentos da época não precisam de muita interferência humana para se desenvolverem, ou seja, tudo acontece de forma muito mais natural. Isso é bom para quem vai consumir os vegetais, mas também para o próprio meio ambiente. Na prática, isso significa: menos agrotóxico, menos modificações no solo etc. A natureza agradece.
O que temos para hoje: a safra de março
Frutas
Abacate, abacaxi pérola, acerola, banana maçã, banana nanica, caqui, figo, goiaba, kiwi nacional, laranja-pera, maçã, limão taiti, mamão formosa, manga palmer, nectarina, pera e uva rubi
Verduras
Acelga, alface, almeirão, catalônia, chicória, escarola, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, salsa.
Legumes
Abóbora japonesa, abobrinha brasileira, batata doce, beterraba, mandioquinha, pepino
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde, do Guia Alimentar Para a População Brasileira, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo