quinta-feira, 21/11/2024
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Cinco bairros periféricos de Cuiabá terão ajuda da Defensoria Pública para acesso à vacina contra Covid-19

As visitas começarão na segunda-feira (12/7) e seguirão até sexta-feira (16/7), para ajudar quem não tem internet ou quem tem dificuldades em preencher o cadastro no site Vacina Cuiabá

A Defensoria Pública de Mato Grosso fará o cadastro dos moradores de cinco bairros da Capital no site “Vacina Cuiabá”, na próxima semana, para que entrem na fila de acesso ao imunizante da Covid-19. Os bairros visitados serão os: Três Poderes, Paraisópolis, Ouro Fino, Distrito de Sucuri e Residencial Sucuri.

O serviço presencial do órgão foi disponibilizado à população a partir do dia 30 de junho, para evitar que pessoas com dificuldades de acesso à internet e mesmo no preenchimento do cadastro, sejam excluídas das listas de vacinação. A secretária executiva da Defensoria Pública, Luziane Castro, afirma que o órgão identificou inúmeras pessoas carentes que querem tomar a vacina, mas não conseguiram sequer fazer o cadastro, por falta de recursos.

“Nos primeiros sete dias de atendimento presencial em bairros periféricos de Cuiabá, cadastramos 81 pessoas, em sete bairros diferentes, e todas elas reclamaram da dificuldade em fazer o cadastro, por não terem internet. Estamos atendendo um grupo populacional, dos quais muitos vivem abaixo da linha da pobreza, e para os quais, o acesso a internet é um aparato do qual não dispõem”, informa Luziane.

O serviço de auxílio à população carente no cadastramento para acesso à vacina começou no dia 13 de abril, quando a Defensoria Pública disponibilizou dois telefones celulares preparados para receber ligações à cobrar e mensagens pelo aplicativo do whatsapp: *(065) 99810-5578 e (065) 99811-2417*. Nos 13 primeiros dias, 1,2 mil pessoas procuraram o atendimento.  

Com a queda na procura nos dias seguintes, a Defensoria avaliou que o atendimento presencial poderia ser eficaz para abranger um público, carente não só de estrutura, mas também de informação. Desde o início dos trabalhos até esta sexta-feira (9/7), a Defensoria fez 1740 atendimentos, sendo a maioria deles de pessoas com dúvidas, pedidos de informações e orientações. Desses, 912 foram por whatsapp; 746 por ligações telefônicas; 81 presenciais e 1 por SMS

“Desde o dia 30 de junho os telefones também estão à disposição dos presidentes de bairros que querem a nossa visita. Eles devem entrar em contato e solicitar uma data para que possamos atendê-los no Centro Comunitário ou no local mais adequado para os moradores”, informa Luziane.

Os primeiros atendimentos foram feitos nos bairros Terra Prometida, Novo Paraíso, Centro América, Jardim Videira, Barreiro Branco, Silvanópolis e Jardim União. No primeiro, a Defensoria Pública atendeu a dona de casa, Silvania Santos, 53 anos, que afirmou que tentava há meses fazer o cadastro, mas com a internet de dados, não conseguia.

“Quero muito tomar a vacina e tentei várias vezes fazer o cadastro na Prefeitura, mas sem internet, como? Coloco R$ 10 no celular e é muito pouco, né? Logo acaba. Sem internet e sem dinheiro, é muito difícil. Agora, tô cadastrada. E é só esperar a minha vez”, disse no dia que recebeu atendimento. 

O atendimento na próxima semana começa no bairro Três Poderes na segunda-feira (12/7) e segue para o Paraisópolis na terça-feira (13/7); Ouro Fino na quarta-feira (14/7); Distrito de Sucuri na quinta-feira (15/7) e termina no Residencial Sucuri, na sexta-feira (16/7).

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Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
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