O primeiro robô capaz de caminhar e pular sobre a superfície da água – como o "inseto Jesus" – foi criado por cientistas nos Estados Unidos. De acordo com os responsáveis pela criação, o desenvolvimento desse ágil microrrobô é um grande avanço para a ciência.
O robô imita as habilidades dos insetos da família Gerridae, conhecidos pela sua capacidade de se deslocarem sobre a água. A máquina poderia ser utilizada em missões de reconhecimento, como um espião, ou para monitorar a qualidade da água, mesmo em locais de difícil acesso. Uma equipe coordenada pelo cientista Qinmin Pan publicou os resultados na ACS Applied Materials & Interfaces.
Cientistas já haviam criado robôs com a capacidade de andar sobre a água, mas até então nenhum tinha conseguido também pular sobre ela, como fazem os "insetos Jesus". Fazer um robô pular para cima e para baixo é uma tarefa difícil porque a força utilizada para impelir suas "pernas" ao ar normalmente as empurra para dentro da água.
Novos mecanismos e materiais possibilitaram a criação desse microrrobô – muito mais pesado que os insetos, porém igualmente capaz de caminhar e pular sobre a água a uma distância de até duas vezes seu tamanho.
F: terra