terça-feira, 03/12/2024
InícioPolíticaCidadão poderá ter acesso gratuito a CNH em Mato Grosso

Cidadão poderá ter acesso gratuito a CNH em Mato Grosso

Mato Grosso poderá ter o Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores. Proposto pelo deputado Percival Muniz, o projeto, que está tramitando na Assembleia Legislativa, irá garantir acesso gratuito às pessoas de menor poder aquisitivo na obtenção da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias A, B e AB, e, na hipótese de nova classificação, as categorias C e D.
“Nossa intenção é beneficiar àqueles cidadãos que não têm condições financeiras para tirar a CNH. A falta da habilitação, muitas vezes, é impedimento para conseguir um emprego, porque não se tem condições financeiras para pagar por isso. A nossa proposta busca reverter essa situação”, destaca Percival.

O Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores garantirá a isenção do pagamento das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; avaliação psicológica; licença de aprendizagem de direção veicular; custo de confecções da Carteira Nacional de Habilitação e realização dos cursos teóricos e de prática de direção veicular.

Em caso de alteração da CNH para as categorias C e D, o condutor será beneficiado com a isenção do pagamento das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental, da avaliação psicológica, da realização dos cursos teórico-técnicos e da prática de direção veicular.

Para ser beneficiado pelo programa, conforme o projeto de Percival, o interessado terá de comprovar estar desempregado há mais de dois anos e ter uma renda familiar não superior a dois salários mínimos. Deve também comprovar domicílio no Estado do Mato Grosso, por no mínimo por dois anos; e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.

Todavia, fica vedado acesso às pessoas que tenham cometido crimes na condução do veículo automotor, previstos no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), com sentença penal condenatória transitada em julgado.

A proposta de Muniz define ainda que o Detran deverá assumir as despesas relativas aos cursos teórico e técnico e da prática de direção veicular. O mesmo será ministrado pelos Centros de Formação de Condutores e/ou pela EPT (Escola Pública de Trânsito), criada por decreto específico, em conformidade com o artigo 74, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

O Detran poderá celebrar convênios e outros instrumentos congêneres com as entidades representativas dos centros de formação, instituições de ensino, órgãos da administração pública Municipal, Estadual e Federal, além de Organizações não governamentais, podendo, para tanto, utilizar recursos orçamentários próprios, de outras fontes ou oriundos de convênios específicos.

VALDEQUE MATOS

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes