Peças “Melodrama”, “O Rei da Vela”, “Ensaio.Hamlet” e “Devassa”, além do projeto inédito “Kabaré online”
abrem oficialmente a programação na plataforma
Há 25 anos, a Cia. do Atores estreava “Melodrama” no CCBB – Rio de Janeiro. Investigando o estilo melodramático a partir de uma visão contemporânea, a companhia apresentou a premiada montagem em diversas cidades do Brasil, além de ter participado de festivais internacionais na América Latina, América do Norte e Europa. A partir de 11 de setembro, o público poderá ver esta e outras peças na íntegra no novo canal do grupo no YouTube (youtube.com/ciadosatores). Como parte do lançamento oficial do canal, além de “Melodrama” (com elenco original), estão programadas as produções “O Rei da Vela”, “Ensaio. Hamlet” e “Devassa”, além do projeto inédito “Kabaré online” – dirigido por Cesar Augusto e Marcelo Olinto, fruto de uma residência artística da Sede da Cias., coordenada pelos dois e também por Marcelo Valle. Todo o conteúdo será disponibilizado com acesso livre e gratuito.
Inspirado na obra do alemão Karl Valentin (1882 – 1948), comediante, artista de cabaré, autor e produtor de filmes, o “Kabaré online” é uma criação coletiva dos artistas residentes da Sede da Cias. O grupo, formado por 25 jovens artistas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Pará, teve apenas um encontro presencial no início de março, na Sede da Cias., no bairro da Lapa, Rio de Janeiro, mas logo depois veio a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus. A partir daí, todos os encontros foram online. O resultado da residência será lançado no canal da companhia em quatro episódios, sempre às segundas-feiras, a partir de 14 de setembro.
“Nós nos organizamos em torno dessa plataforma virtual por conta da pandemia. A ideia original era apresentar os trabalhos em dezembro, na Sede, mas a quarentena mudou os planos. Foi tudo gravado, cada um filmou em sua própria casa. Foi uma adaptação da realidade que estamos vivendo. O Kabaré é fruto disso”, conta Marcelo Olinto.
Híbrido de linguagens, o “Kabaré online” reúne fotografias, vídeos, manipulação de imagens, cenas literais e adaptadas da obra de Karl Valentin, compondo uma dramaturgia criada pelos próprios residentes. Cada episódio traz uma investigação documental, uma trama de palavras e imagens, sem perder o aspecto explosivo próprio de um cabaré. “É um caleidoscópio de cenas. Nós investigamos e nos apropriamos da obra de Karl Valentin. Eu e Olinto atuamos como provocadores, damos o material teórico e incitamos a prática para descobrirmos os interesses e peculiaridades de cada residente, o que deu origem a uma enorme diversidade de materiais”, explica Cesar Augusto.
Durante o processo artístico, eles perceberam que a figura de Liesl Karlstadt, parceira de Karl Valentin, também ela artista de cabaré, era tão importante quanto a dele, mas a história foi conduzida pela mão de um homem. Como forma de jogar luz sobre essa importante atriz, o terceiro episódio é todo dedicado a ela, colocando em pauta também questões contemporâneas e urgentes.
“A ideia é entreter sem deixar de colocar o dedo na ferida. Estamos, por exemplo, fazendo comparações entre a Alemanha de 1930 e o Brasil da atualidade. Há uma similaridade assustadora entre a época da ascensão do nacional-socialismo alemão e os dias de hoje, com o crescimento da extrema direita no país e no mundo”, ressalta Olinto.
Além do “Kabaré online”, o canal vai receber espetáculos do repertório da Cia. das Atores. Para o lançamento, o grupo escolheu quatro peças: “Melodrama” (1995), “O Rei da Vela” (2000), “Ensaio.Hamlet” (2004) e “Devassa” (2010). No dia do lançamento de cada espetáculo, será disponibilizado no canal o bate-papo “Conversa com a Cia.” com os integrantes da companhia e artistas que participaram da criação das obras.
A disponibilização das peças “Melodrama” e “Ensaio.Hamlet” no canal da Cia. tem o apoio institucional do Programa “Cultura Presente nas Redes”, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro — SECEC RJ.
AS PEÇAS
“Melodrama” (1995)
O espetáculo é composto por três tramas que se completam e se fundem num surpreendente final. A passionalidade latina unida a uma visão contemporânea do estilo melodramático, com ênfase nos exageros típicos do gênero. Sempre com muito humor e números musicais. Assassinatos, incestos, dupla personalidade, perdas de memória e mocinhas abnegadas são embalados aqui por tangos e boleros. Texto: Filipe Miguez. Direção Geral: Enrique Diaz. Elenco: Bel Garcia, Cesar Augusto, Drica Moraes, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro. Cenografia: Fernando Mello da Costa. Figurino: Marcelo Olinto. Iluminação: Maneco Quinderé. Direção Musical e Música Original: Carlos Cardoso. Preparação Corporal: Lucia Aratanha. Coreografias: Jayme Arôxa. Caracterização: Renato Castelo. Adereços: Othon Spenner. Direção de Cena: Márcia Machado. Direção de Produção: Cláudia Marques. Realização: Cia. dos Atores.
“O Rei da Vela” (2000)
Peça em três atos escrita por Oswald de Andrade em 1933. A história gira em torno de Abelardo I, um agiota muito bem-sucedido e também oportuno fabricante de velas em um país à beira da falência. Em torno dele, gravitam vários personagens bem pitorescos, como Abelardo II, seu natural sucessor, e Heloísa de Lesbos, sua noiva, a jovem de uma família arruinada pela crise do café. O casamento dos dois simboliza a união de duas classes sociais: a burguesia em ascensão e a aristocracia rural falida. Texto: Oswald de Andrade. Adaptação: Cia. dos Atores. Direção: Enrique Diaz. Codireção: Emílio de Mello. Elenco: Cesar Augusto, Drica Moraes, Gustavo Gasparani, Malu Galli, Marcelo Olinto e Marcelo Valle. Elenco de Apoio: André Schmidt, Guilherme Miranda e Leonardo Miranda. Adaptação e Apoio Teórico: Elena Suarez. Cenografia: Gabriel Vilella. Figurino: Marcelo Olinto. Iluminação: Maneco Quinderé. Direção Musical: Marcelo Neves. Pesquisa Musical: Claudio Olivotto. Preparação Corporal: Joyce Niskier. Coreografia: Gustavo Gasparani e Joyce Niskier. Visagismo: Rose Verçosa. Direção de Cena: Márcia Machado. Produção Executiva: Leticia Jacques. Direção de Produção: Marcelo Valle. Realização: Cia. dos Atores.
“Ensaio.Hamlet” (2004)
A Cia. dos Atores se debruçou sobre as questões de Shakespeare no clássico “Hamlet”, para criar uma série de perguntas e experiências que são propostas e vividas pelos intérpretes. Neste ensaio sobre a peça, a Cia. convida o espectador a participar desta “autópsia” – tanto dos personagens como dos próprios atores em cena. As palavras de Hamlet servem para se falar sobre a constituição da identidade, a descoberta da aparência e do papel da arte de colocar o indivíduo frente a frente com suas questões existenciais. O resultado é um jogo que se apresenta sempre vivo, ágil e bem-humorado. Texto Original: William Shakespeare. Tradução: Millôr Fernandes. Direção: Enrique Diaz. Elenco: Bel Garcia, Cesar Augusto, Felipe Rocha, Fernando Eiras, Malu Galli e Marcelo Olinto. Diretora Assistente: Mariana Lima. Cenografia: Marcos Chave e Cesar Augusto. Figurinos: Marcelo Olinto. Iluminação: Maneco Quinderé. Trilha Sonora e Músicas Originais: Lucas Macier, Rodrigo Marçal e Felipe Rocha. Direção de Movimento: Andréa Jabor. Preparação Corporal: Cristina Moura. Direção de Cena: Márcia Machado. Coprodução: Ferme de Buisson. ScèneNationale de Marne-La-Vallé e La Filature, ScèneNationale, Mulhouse. Produção: A.R. Produções. Realização: Cia. dos Atores.
“Devassa” (2010)
A Cia. dos Atores acredita no diálogo entre obras escritas para teatro, independentemente da época, como “A Caixa de Pandora”, de Frank Wedekind, uma das obras-chave do expressionismo alemão escrita entre 1892 e 1894. A diretora alemã Nehle Franke foi convidada pelo grupo para dirigir a montagem. É uma abordagem corajosa e arrojada para a história de Lulu, onde a crueldade da fêmea encontra uma mais devastadora e letal a crueldade do macho, terminando morta por Jack, o Estripador. Texto: Frank Wedekind. Direção e Tradução: Nehle Franke. Elenco:Alexandre Akerman, Bel Garcia, Cesar Augusto, Marcelo Olinto, Marina Vianna e Pedro Brício. Cenografia: Aurora dos Campos. Figurino: Marcelo Olinto. Iluminação: Maneco Quinderé. Direção Musical: Rodrigo Marçal. Preparação Corporal: Dani Lima. Direção de Cena: Márcia Machado. Direção de Produção: Rossine de Freitas. Realização: Cia. dos Atores.
A CIA. DOS ATORES
Formada pelos atores Cesar Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle, Susana Ribeiro e Bel Garcia (in memorian), a Cia. dos Atores comemora 32 anos de atividade ininterrupta em 2020, se tornando um dos grupos de maior tempo de trabalho no Rio de Janeiro. Já recebeu os principais prêmios do teatro brasileiro. Seu repertório inclui mais de uma dezena de espetáculos, entre eles, “Melodrama”, “A Morta”, “O Rei da Vela”, “A Bao A Qu (Um Lance de Dados)” e “Conselho de Classe”, primeira parceria com Jô Bilac. Em 2018, estrearam “Insetos”, espetáculo que marcou os 30 anos de criação da companhia.
Mantendo sempre o mesmo núcleo de atores, esse grupo carioca, além de ter representado em festivais nacionais e internacionais, foi responsável pela direção artística de dois teatros da rede municipal da prefeitura do Rio de Janeiro: Teatro Ziembinski e Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. A sede da Cia. dos Atores, nomeada Sede das Cias., localizada na escadaria do Selarón, na Lapa, foi inaugurada em 2006. De lá para cá, a companhia já promoveu ali uma série de atividades: ensaios, treinamentos, mostras de dramaturgia contemporânea, apresentações, oficinas gratuitas e parcerias institucionais.
PROGRAMAÇÃO Canal da Cia. dos Atores: YouTube.com/ciadosatores Espetáculos + Conversa com a Cia. dos AtoresSextas, a partir das 19h11/9 – Lançamento de “Melodrama” + bate-papo sobre o espetáculo 18/9 – Lançamento de “O Rei da Vela” + bate-papo sobre o espetáculo25/9 – Lançamento de “Ensaio.Hamlet” + bate-papo sobre o espetáculo2/10 – Lançamento de “Devassa” + bate-papo sobre o espetáculo Kabaré onlineSegundas, às 19h14/9 – “Um palhaço em meio ao caos”21/9 – “K. Valentin – Um panorama visto de dentro”28/9 – “Sincronicidades dos opostos”5/10 – “Los degenerados” |