ortes pancadas de chuva foram observadas na tarde da segunda-feira, 17, sobre a região de Cuiabá e de Brasília. O aeroporto de Cuiabá registrou rajadas de com 57 km/h. A chuva não deu trégua em Mato Grosso e caiu forte também em Goiás e em outros locais de Mato Grosso.
As grandes áreas de instabilidade que se espalharam sobre o Centro-Oeste do Brasil persistem nos próximos dias e provocam mais chuva. A última semana do inverno termina úmida na Região, sem calor exagerado e com risco de temporais.
Para a esta terça-feira, 18, previsão é de um dia com muitas nuvens e pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite por quase todo o Centro-Oeste. Períodos com sol ou mormaço podem ocorrer, mas a temperatura não alcança valores extremos. A chuva pode cair moderada a forte em todos os estados e no Distrito Federal, porém, o risco de temporais é maior no oeste e sul de Mato Grosso, no norte de Mato Grosso do Sul e no centro-sul de Goiás. Entre as capitais, o risco de chuva forte é maior em Cuiabá e em Goiânia.
Volumes de chuva
Várias áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e de Goiás receberam mais de 35 mm de chuva entre 17 horas de 16/9/18 e 17h de 17/9/18, hora de Brasília.
Água Clara (MS): 75,0 mm
Porto Murtinho (MS): 48,4 mm
Três Lagoas (MS): 41,8 mm
Paranaíba (MS): 38,0 mm
Cotriguaçu (MT): 37,4 mm
São Simão (GO): 37,0 mm
Bela Vista (MS): 35,6 mm
Semana com chuva no Centro-Oeste
A última semana do inverna termina úmida no Centro-Oeste. A primavera começa o
ficialmente no dia 22 de setembro.
A semana segue com maior disponibilidade de ar úmido sobre o Centro-Oeste, o que facilita a formação das nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva com raios. Até o fim da semana, estas pancadas de chuva podem ocorrer em diversas áreas, de todos os estados e no Distrito Federal. Mato Grosso do Sul, o sul de Goiás e o sul de Mato Grosso terão chuva mais frequente ao longo da semana.
CLIMATEMPO/TERRA