O presidente da França, Jacques Chirac, fez nesta terça-feira seu último pronunciamento pela televisão e pediu união aos franceses. Na quarta-feira, ele transmite o cargo para Nicolas Sarkozy, eleito na semana passada.
Chirac expressou “afeição e confiança” no povo francês e pediu a todos que se mantenham unidos sob a liderança de Sarkozy, do mesmo partido do presidente, o conservador UMP.
“Graças a vocês, graças ao compromisso de vocês, nós modernizamos nosso país para adaptá-lo às profundas mudanças dos nossos tempos e fizemos isso nos mantendo fiéis à nossa identidade e carregando os valores da República”, disse Chirac.
“É claro que ainda existem diferenças de idéias, diferenças de opinião. Nós precisamos, no entanto, com diálogo e harmonia nos unir no que é essencial.”
Sarkozy sob pressão
O pronunciamento marca o fim de 12 anos de presidência e quatro décadas de carreira política, já que Chirac anunciou que vai se aposentar após deixar o cargo.
Nesta terça, Chirac aceitou a renúncia do gabinete liderado pelo ministro Dominique de Villepin, abrindo caminho para Sarkozy formar a nova equipe de governo a partir de quarta-feira.
Mesmo antes de tomar posse, Sarkozy já tem sofrido críticas de seu próprio partido por querer indicar o socialista Bernard Kouchner para o Ministério das Relações Exteriores.
da BBC