A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na noite desta quarta (3) um ônibus suspeito de transportar cerca de 50 eleitores que residem no assentamento Poranga, a cerca de 30 quilômetros de Sorriso, para um comício do candidato a prefeito, Chicão Bedin (PMDB), que tenta a reeleição. A denúncia foi feita pela coligação "Sorriso de Verdade", que tem como cabeça de chapa Dilceu Rossato (PR).
A representação do republicano solicitava a investigação de pelo menos 9 veículos, que teriam sido vistos nas proximidades do local onde ocorria o comício. O pedido acabou acatado pela juíza da 43ª Zona Eleitoral, Débora Pain Caldas. Oficias de Justiça que acompanharam a ação disseram que boa parte das pessoas transportadas estavam com adesivos com o número de Chicão colados nas roupas.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o ônibus apreendido tinha placas falsas. Além disso, o motorista teria acelerado o veículo, na tentativa de fugir, no momento em que foi abordado pelos agentes. A defesa dele, estaria sob os cuidados da coordenação da campanha de Chicão.
Responsável pela assessoria jurídica do peemedebista, Ademilson Gilarde, por sua vez, afirma ser o único advogado atuando na campanha e diz não ter tomado partido do assunto. Segundo ele, o ônibus foi fretado pelos próprios moradores, devido à distância do assentamento do centro da cidade. Chicão também negou envolvimento. "Realmente teve um comício, mas eu não fretei ônibus nenhum. Jamais cometeria um erro desse", afirmou.
Laura Nabuco