No dia 26 de outubro, a partir das 10 horas, acontecerá uma audiência pública em Barão de Melgaço para discutir a extensão de uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), no município. A audiência é de autoria da deputada Chica Nunes (PSDB) e segue as mesmas proporções do tema discutido na semana passada no município de Santo Antonio de Leverger, onde também foi proposto a instalação de uma extensão do Cefet para aquele município.
“A extensão do Cefet em Barão de Melgaço é de suma importância para a região, pois trará crescimento e desenvolvimento sócio-econômico, através de cursos técnicos e/ou profissionalizantes”, lembrou a parlamentar.
Na avaliação da deputada, a audiência é para discutir com autoridades, políticos, técnicos e coordenadores da área de educação, além da população, quais os cursos que se encaixam na demanda do município e o que será preciso para sua implantação.
“Esses cursos vão beneficiar todos da região que não conseguem entrar em uma universidade em virtude de barreiras e dificuldades que aparece na vida e do caminho escolar”, destacou Chica Nunes, explicando também que um dos motivos pela instalação do Cefet é em razão das dificuldades de pessoas concluírem ou até iniciar um curso superior.
Vale lembrar que o município de Barão de Melgaço tem uma economia voltada para agricultura e pecuária de subsistência, onde o turismo é uma das fontes de economia crescente, que está sendo beneficiada pelas obras de asfaltamento da MT-040, do qual melhorará o acesso a região.
Baseada na expansão turística, a deputada entende que jovens e adolescentes de Barão de Melgaço precisam se preparar para receber os turistas, através de cursos profissionalizantes e técnicos. “Não só através do turismo, mas também com cursos que vão preparar adolescentes, jovens e adultos, para se destacarem no mercado de trabalho”, ressaltou Chica.
Um estudo feito pelo Ministério da Educação mostra que apenas 4% dos alunos chegam a universidade, em virtude das barreiras e dificuldades que se apresentam ao longo do caminho escolar.
De acordo com a deputada, o Cefet seria instalado num prédio onde anteriormente funcionava uma escola agrícola, necessitando apenas de uma reforma, solicitada junto a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).