quinta-feira, 21/11/2024
InícioPolíticaChica Nunes propõe agilidade para instalação de Cefet

Chica Nunes propõe agilidade para instalação de Cefet

A deputada estadual, Chica Nunes (PSDB) disse que “o tempo urge” em Barão de Melgaço (distante 120 quilômetros de Cuiabá). Sua declaração ocorreu, durante audiência pública presidida no município pela parlamentar para debater a viabilidade da instalação de uma unidade e cursos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (Cefet), que é uma escola pública gratuita com objetivo de atender a população com ensino de qualidade.
A proposta da deputada representa a ansiedade de jovens e adultos do município, com a chegada do asfalto da MT-040, que vai encurtar o tempo de viagem até a Capital e demais cidades ao Sul do Estado, pela Serra de São Vicente. Chica Nunes afirmou que sua intenção é antecipar a capacitação profissional e escolar de centenas de adultos e jovens da cidade, que poderão servir de mão-de-obra qualificada de várias empresas, ligadas à indústria e ao comércio previstas para se instalar em Barão de Melgaço, no próximo ano, quando o asfalto estará sendo entregue à população pelo Governo do Estado.

“O tempo urge aqui em Barão de Melgaço e com o asfalto concluído no ano que vem novas oportunidades estarão batendo à porta de todos que estiverem preparados para assumir as vagas que surgirão”, alertou a deputada a um grupo significativo, em sua maioria jovens adolescentes e profissionais de outras áreas, presentes na audiência pública.

A parlamentar disse ainda, que já está elaborando uma emenda ao Orçamento Geral do Estado (OGE-2008), destinando recursos estaduais para a reforma de uma escola municipal desativada, que poderá ser a sede do Cefet em Barão de Melgaço. A iniciativa conta com a participação da prefeitura do município, que ofereceu o estabelecimento para as futuras instalações. No entanto, o representante do Cefet-MT, Rupert Carlos de Toledo alegou que será feita uma pesquisa no prazo de 45 dias, para avaliar as demandas de cursos e de infra-estrutura, que poderão definir a extensão do Cefet para Barão de Melgaço, a exemplo, do que ocorre com o município vizinho de Santo Antônio de Leverger.

“A prefeitura tem se esforçado para trazer o Cefet para o município doando área que pode abrigar a sede da escola federal”, disse o prefeito Ibson. De acordo com ele, o Cefet terá uma área de 54 hectares para a implantação de cursos direcionados a agricultura e pecuária, além de outros segmentos que vão incrementar a economia do município.

A cidade de Barão de Melgaço foi emancipada em 1953, mas ainda hoje, tem uma população de 7.682 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000). Sua Área é de 11.183 km² representando e a população rural é de 52,67% e a urbana representa 47,33%, sendo a maioria de jovens e adolescentes.

“Com tantas dificuldades para se ter um curso superior é que necessitamos implantar cursos de formação técnica como o caminho mais rápido e eficaz para a transformação profissional desses jovens e adolescentes”, afirmou a deputada. O presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Moura lamenta, que todos os jovens estejam deixando a cidade em busca de melhorias na capital e em outras cidades. “È lamentável.

Muitas vezes alguns retornam sem sucesso e outros mudam o rumo atuando descontentes em outros empregos”, avaliou o vereador, que teve suas declarações reiteradas pelo também vereador, Malrindo Ribeiro. “Essa discussão é de fundamental importância porque evita que nossos jovens deixem a cidade e tenho sua capacidade reconhecida. Eles devem estar preparados para o desenvolvimento que está chegando”, disse Malrindo.

“Agora, mas do que nunca, se faz necessário a mão-de-obra especializada”, disse o morador Benedito Padilha. Outro que reafirmou a importância do Cefet foi o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Cuiabá, Marcelo Ribeiro, que tem raízes no município e atualmente, reside em Barão de Melgaço. “O município depende desse fortalecimento para o seu crescimento econômico com pessoas capacitadas e preparadas para um futuro que está tão próximo de chegar”, disse Marcelo.

Segundo o deputado federal, Valtenir Pereira, a vocação do município para turismo deve atrair diversas empresas e demandas de novas obras para Barão de Melgaço. O parlamentar prometeu empenho da bancada federal, em Brasília, para articulação da extensão do Cefet na cidade.

A audiência pública é de autoria dos Chica Nunes e também, José Riva (PP), Sebastião Rezende (PR), Carlos Avalone (PSDB) e Walter Rabello (PMDB). O debate contou com a presença do prefeito, Ibson da Silva Leite (DEM), o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Moura, o diretor do Cefet-MT, Rupert Carlos de Toledo, a Secretária de Educação e Cultura, Nelzalina Pereira de Queiroz e o vereador, Malrindo Ribeiro e os ex-vereadores, Benedito de Padilha e Marcelo Ribeiro, ambos moradores do município.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes