A associação ao Conselho Nacional oficializada em novembro deste ano
Com o objetivo de estreitar o relacionamento com entidades de controle interno de todo país e, desse modo, avançar no quesito transparência pública, a Controladoria Geral do Município de Cuiabá (CGM) tornou-se membro do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). A filiação foi oficializada em novembro deste ano.
O Conaci é um órgão que atuam em âmbito nacional, exercendo o papel fundamental na promoção de sistemas de controle que auxiliam na construção de gestões públicas mais eficientes. Para isso, o Conselho realiza um trabalho de intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando a união de entidades para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão.
“Desde 2017, estamos desenvolvendo um conjunto de atividades que tem como grande meta ampliar o alcance da transparência pública e também fazer com que a população esteja cada vez mais inserida nesse processo. A filiação ao Conaci é de extrema importância, pois temos a certeza que o órgão no ajudará a continuar evoluindo nessa área”, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro.
De acordo com o controlador-geral de Cuiabá, Wanderson Arruda, a missão executada pelo Conaci vem ao encontro da política de desenvolvendo ações com o intuído de assegurar a transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos, praticada pela Prefeitura de Cuiabá. Além disso, o controlador ressalta que a troca de experiência será fundamental para que a CGM continue fortalecendo suas atividades de controle interno.
“A filiação, sem sombra de dúvida, é algo muito importante para a CGM, no momento em que agrega ao órgão todas as experiências vividas pelos demais órgãos de controle interno. A soma de forças desse compartilhamento de boas práticas, inclusive internacionais, não contribui apenas para o efetivo combate à corrupção, mas também para a eficiência do serviço público”, destaca Wanderson Arruda.
O QUE FAZ A CGM?
A Controladoria Geral do Município é um órgão de controle interno no âmbito da administração municipal que tem a atribuição de garantir a probidade administrativa, prezando pela legalidade nos atos, contratos e convênios. Igualmente, atua na garantia da transparência pública e exerce atividades correlatas ao serviço de auditoria, inclusive as determinadas pelos órgãos de controle externo.