Este é o primeiro caso dessa variante nos Estados Unidos, alertou a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA)
ALTNOTÍCIAS
A Califórnia confirmou um novo surto de gripe aviária, com a detecção da cepa H5N9 em uma fazenda de patos no condado de Merced. Este é o primeiro caso dessa variante nos Estados Unidos, alertou a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Além do H5N9, foi confirmada também a presença da cepa H5N1, mais conhecida por sua capacidade de afetar rapidamente animais e humanos.
Cerca de 119 mil patos da fazenda foram sacrificados para evitar a propagação do vírus. Autoridades de saúde norte-americanas, em colaboração com especialistas em vida selvagem, iniciaram uma investigação aprofundada sobre a origem do surto e intensificaram a vigilância nas fazendas da região.
A gripe aviária, que já está afetando diferentes espécies nos Estados Unidos, fez soar alarmes no setor de saúde pública, especialmente após a morte de um ser humano relacionada ao H5N1.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, decretou estado de emergência em dezembro, garantindo mais recursos e flexibilidade para as autoridades de saúde. Apesar de afirmar que o risco para a população geral “permanece baixo”, ele não descartou a possibilidade de que o vírus possa sofrer mutações e se tornar transmissível entre humanos.
Com informações de O Globo