quinta-feira, 19/09/2024
InícioCidadeCentros de Convivência de Idosos de Cuiabá passam por reestruturação

Centros de Convivência de Idosos de Cuiabá passam por reestruturação

Hidroterapia, hidroginástica, alfabetização, dança de salão, academia da terceira idade, jogos (dominó e mesa de sinuca), aulas de artesanato, além de atendimento fisioterapêutico e psicoassistencial. Essas são algumas das atividades ofertadas para o público da terceira idade nos quatro Centros de Convivência de Idosos (CCIs) administrados pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH).

“Eu faço tudo o que tem aqui. Queria poder vir todos os dias e olha que eu moro no Verdão. Essa aqui é minha segunda casa. Tenho todas as pessoas daqui como se fossem meus filhos”, a paixão é demonstrada pela aposentada Ana Luiza dos Santos, de 73 anos. Ela frequente há nove anos as atividades ofertadas pelo CCI Maria Ignês França Auad, instalado no bairro CPA III.

Para o administrador do local, Natalino Alves, o comprometimento da equipe, associado à execução de um plano de trabalho da Prefeitura de Cuiabá, contemplando a reestruturação física e fortalecimento do quadro de servidores das unidades, denotam o respeito para com o público da melhor idade. “É gratificante o desenvolvimento dessas atividades”, pontua.

Recentemente a unidade passou por uma reforma na pintura e recebeu um novo aquecedor para a piscina. Os investimentos são do Executivo Municipal e ultrapassam R$ 50 mil de recursos próprios. Para Geralda Soares Camilo, de 73 anos, poder participar das aulas de hidroginástica é a garantia de vitalidade e de integração social. “É muito melhor ficar aqui do que em casa sozinha. Sem ter com quem falar. Aqui nós nos divertimos muito”, afirma.

A professora de educação física da unidade, Gleice Paz Leandro dos Santos, explica que a hidroginástica é uma das atividades que mais despertam interesse do público. “Os benefícios são muitos. Melhoram a circulação, a articulação. As aulas ajudam no combate a artrose, a controlar a pressão. A assiduidade dos alunos é garantida”, diz a professora que há três anos já atua no CCI.

Cuiabá também disponibiliza outros espaços para a realização de práticas e de socialização do público da melhor idade, como o Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo (no bairro Dom Aquino), Centro de Convivência de Idosos Aidee Pereira do Nascimento (Novo Horizonte) e Centro de Convivência de Idosos João Guerreiro (Altos do Coxipó). As ações são organizadas pela Coordenadoria de Proteção Social Básica.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

4 + 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes