No Centro Pop, o atendimento é abrangente, abordando diversas áreas
Inaugurado em 31 de maio de 2022, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) completa um ano nesta quarta-feira (31), após a reabertura da unidade pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. O atendimento diário na unidade é de aproximadamente 60 pessoas.
Para celebrar essa data, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, preparou uma programação especial no Complexo Esportivo do bairro Dom Aquino, das 8h às 13h. Os usuários do Centro Pop e das Unidades de Acolhimento para Adultos do município participarão de um momento de lazer, com várias atividades culturais e esportivas, além de café da manhã e almoço. Também haverá o ‘Cabide Solidário’.
“Nessa data, essa ação especial tem como objetivo principal dar visibilidade, pois o trabalho com a população em situação de rua requer atenção de todos os setores. Requer um trabalho integrado de toda a rede, não dependendo apenas da política de assistência social. É uma união de esforços para a prestação de serviços cada vez mais excelentes e de forma humanizada aqui em Cuiabá, para essas pessoas em situação de vulnerabilidade social”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
No Centro Pop, o atendimento é abrangente, abordando diversas áreas de atuação. A capacidade de atendimento é de 80 pessoas por dia, no sistema de “porta aberta”. Considerada um ponto de referência para esse público na capital, a unidade oferece serviços diários como atualização de documentos, encaminhamentos para o mercado de trabalho, cursos de qualificação profissional, espaço para higiene pessoal, guarda de pertences, lavanderia, atendimento psicossocial, fortalecimento da autonomia e acesso a vagas de acolhimento institucional.
Os serviços mais procurados incluem solicitação de acolhimento, atendimento psicossocial, banho, guarda de pertences, acesso à internet, inscrição e atualização no Cadastro Único, e encaminhamento para obtenção de documentação civil.
“A Assistência Social atua continuamente com ações de abordagem à população em situação de vulnerabilidade social em nossa capital. Além da distribuição de refeições, cestas básicas e cobertores durante o frio, oferecemos a oportunidade de ir para uma de nossas unidades de acolhimento para um atendimento mais humanizado. É uma premissa do nosso prefeito Emanuel Pinheiro reduzir o número de pessoas nas ruas e devolver a dignidade a toda a população que precisa do apoio do Poder Público”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
CENTRO POP
O acesso ao Centro Pop pode ser feito de forma espontânea, ou seja, a pessoa em situação de rua pode ingressar no serviço quando quiser. No entanto, os trabalhos de abordagem social estão mantidos.
O horário de funcionamento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, no sistema de “porta aberta” para o atendimento dos usuários. O Centro Pop está localizado na Rua Comandante Costa, nº 397, bairro Centro Norte. Para obter mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone (65) 99238-7552.