Os dados consolidados do ano passado mostram que a região concentrou 10,5 milhões de pedidos, segundo estudo exclusivo da ClearSale
Levantamento do Mapa da Fraude da ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco, revelaram que os estados da região Centro-Oeste concentraram em todo o ano passado 2,5% em tentativas de fraudes, e 10,5 milhões de pedidos no total. Para este ano, o estudo conta com duas novidades: o marketplace e o ticket médio da fraude, que chegou a R$1.274, atingindo o terceiro lugar entre as regiões do País.
O estado que registrou o maior número de tentativas de fraude foi Goiás (2,9%), que obteve 3,8 milhões de pedidos e ticket médio de R$ 1.465, seguido do Distrito Federal (2,7%), que também registrou 3,8 milhões de pedidos, porém com ticket médio de R$863, Mato Grosso (2,0%) com 1,4 milhão de pedidos e ticket médio de R$ 1.647 e Mato Grosso do Sul (1,3%) com 1,5 milhão e ticket avaliado em R$ 1.765.
Confira o ranking de estado que mais sofreram fraudes:
EstadoPedidos% Qtd. Tentativas de FraudeTicket Médio das TentativasDistrito Federal3,8 milhões2,7%R$863Goiás3,8 milhões2,9%R$1.465Mato Grosso do Sul1,5 milhão1,3%R$1.765Mato Grosso1,4 milhão2,0%R$1.647 10,5 milhões |
O estudo aponta que as categorias que mais concentraram tentativas de golpe na região foram: eletrônicos (8,9%) com ticket médio de R$ 2.695, celular (8,5%) com ticket médio de R$2.889 e informática (5,2%) com ticket médio de R$2.674.
Confira o ranking das categorias:
Categoria% Qtd. Tentativas de FraudeTicket Médio das TentativasEletrônicos8,9%R$2.695Celular8,5%R$2.889Informática5,2%R$2.674Automotivo4,3%R$1.395Eletrodomésticos3,8%R$2.461 |
Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou que foram confirmadas como fraude.
Sobre a ClearSale
A ClearSale (CLSA3) é especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. A empresa possui um poderoso banco de dados com conhecimento de 97% dos consumidores no mercado digital.
Com capital aberto desde 2021, a ClearSale tem a missão de equilibrar tecnologia e profissionais especializados para entregar excelentes indicadores aos clientes, a fim de gerar cada vez mais confiança no mercado.