O Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde de Várzea Grande (CCZ/VG), inicia no próximo dia nove de abril, a campanha de vacinação anti-rábica que vai abranger todos os bairros da cidade. No dia 5 de maio (sábado), será realizado o dia “D”, um momento específico para intensificação do combate à raiva canina.
Para esta data, a Secretaria de Saúde, por meio do CCZ/VG, estará disponibilizando 57 postos fixos espalhados pelos bairros da cidade que estarão em funcionamento das 8 até às 17h. Neste ano, mais uma vez a campanha deverá contar com o apoio de clínicas veterinárias e universidades.
A campanha se estende em Várzea Grande por 33 dias e vai até o dia 28 de maio. Mas o médico veterinário Luciano Fonseca de Miranda, do CCZ/VG, explica que durante este período as equipes estarão em campo realizando a imunização de casa em casa, como forma de facilitar o acesso dos proprietários de animais domésticos à vacina.
A meta do CCZ/VG é contabilizar a imunização de 46 mil animais, entre cães e gatos, volume que representa 100% da população estimada da cidade para estes animais domésticos. O médico veterinário alerta que, no final do ano passado e no início deste ano, dois focos de raiva canina foram registrados em Várzea Grande. “Todo trabalho de bloqueio vacinal foi realizado nos bairros e nas localidades vizinhas à área focal, onde análises laboratoriais estão investigando as causas da doença”.
MOBILIZAÇÃO – “Precisamos da colaboração da população. Todos os agentes do CCZ/VG estarão uniformizados e identificados e é fundamental que tenham acesso aos animais para aplicar a vacina. É uma obrigação do dono do animal de estimação cuidar da saúde do cão ou gato e a vacina é apenas uma das formas”, exclama.
ORIENTAÇÃO – Luciano lembra que as vacinas são gratuitas tanto em época de campanha, quanto para as pessoas que optarem por vacinar seu animalzinho (cão e gato) no CCZ/VG em qualquer período do ano. “A vacinação previne da raiva e mais do que isso, protege a família da doença que é fatal. Não há contra-indicação alguma. Todo animal deve ser vacinado a partir de um mês de idade”, reforça o médico veterinário do CCZ/VG.