Inclusão digital. Este foi o assunto da reunião entre o deputado estadual Silvano Amaral (PMDB) e o vereador do município de Castanheira, Lorival Castilhos Pimentel (também conhecido como Lorão). No ofício encaminhado ao parlamentar, o vereador solicita a intervenção do seu colega de partido junto ao Estado na tentativa de conseguir a implantação de um Centro de Apoio Tecnológico (CAT), para atender cerca de 500 alunos pertencentes a duas escolas estaduais, localizadas no Assentamento PA Vale do Seringal.
“A implantação do CAT nesse assentamento proporcionará à nossa gente o acesso a informação, uma vez que a comunidade, hoje habitada por mais de 700 famílias, não dispõe de ferramentas necessárias para esta finalidade. Por isso, o apoio do deputado Silvano é tão importante nesse processo de inclusão digital”, observou o vereador.
Além do pedido de implantação do CAT, o vereador solicitou o apoio do deputado para que seja disponibilizado mais um técnico da Empaer, com o objetivo de dar celeridade nas elaborações de projetos que compreendem a agricultura familiar.
“Temos vários assentamentos rurais com carência de projetos do Pronaf (Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar). Daí a importância de contarmos com mais um técnico da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural). É através destes projetos que o nosso produtor rural terá acesso às linhas de crédito disponibilizadas pelo Governo Federal, além de outros benefícios que poderão ser úteis ao pequeno produtor de Castanheira”, argumentou.
O presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Castanheira (Acopass), José do Carmo do Nascimento, também conta com o apoio do parlamentar. “Estou confiante de que tudo vai dar certo. Sem os projetos é complicado ajudar o nosso povo e o auxílio de mais um técnico para dar suporte aos nossos produtores vai adiantar e muito a nossa vida”, enfatizou.
O parlamentar garantiu total apoio ao município, em especial ao produtor rural, e adiantou que tanto a implantação do CAT, quanto a disponibilidade um técnico da Empaer para o município serão assuntos discutidos junto às secretarias competentes.
“Estamos falando de assistência básica à Castanheira e nós não mediremos esforços em ajudá-los. Com certeza o caso será repassado aos órgãos competentes e iremos acompanhar o processo até que se resolva”, conclui o parlamentar durante reunião em seu gabinete na Assembleia Legislativa.