Pessoas com cartão SUS desatualizado corre risco de perder consultas ou cirurgias..
A Secretaria Municipal de Saúde – SMS há anos enfrenta um grande desafio: aproximadamente 60% das consultas, exames e cirurgias agendadas mensalmente são desperdiçadas devido à ausência dos usuários do SUS. Esse desperdício não apenas impacta os recursos públicos, mas também compromete o acesso de outros pacientes aos serviços de saúde.
Quando um usuário do SUS falta a um agendamento, uma vaga que poderia ser destinada a outro paciente é perdida. Isso gera uma extensa fila de espera, dificultando o acesso rápido e eficiente aos tratamentos médicos necessários.
Para combater esse problema e otimizar o uso dos recursos públicos, a Central de Regulação está convocando todos os usuários do SUS a atualizarem seus cadastros do cartão SUS. Essa atualização pode ser realizada em qualquer unidade de saúde próxima à residência do paciente, ou na própria sede da Regulação, localizada na Avenida da Prainha, esquina com Avenida Dom Bosco, em Cuiabá.
“É muito importante que os usuários compareçam pontualmente aos seus agendamentos e busquem informações na unidade de saúde onde realizaram a solicitação, sempre que necessário. Dessa forma, o próprio paciente ajuda na redução da fila de espera, contribuindo para que todos tenham acesso aos serviços de saúde oferecidos pela rede municipal. Precisamos da ajuda de todos para agilizarmos os agendamentos e conseguirmos promover um atendimento mais eficiente e justo para a população”, comentou o secretário adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Paulo Rós.