Estão confirmados para esta quarta-feira (15.06) a inauguração da nova galeria de Secretários de Fazenda, o lançamento do carimbo comemorativo, do selo alusivo aos 100 anos de história da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), e ainda um hotsite reunindo todas as informações sobre o centenário. A cerimônia será realizada a partir das 9h30, no saguão da sede principal da Sefaz, em Cuiabá, com a presença do governador do Estado, Silval Barbosa; do secretário de Fazenda, Edmilson José dos Santos; dos ex-secretários de Fazenda, que serão homenageados; além de autoridades diretamente relacionadas com o Fisco, servidores fazendários e filatelistas. O evento dará início às comemorações dos 100 anos da Secretaria, que efetivamente ocorrerá no dia 14 de outubro de 2011.
A galeria de secretários de Fazenda reúne os gestores fazendários a partir de 1979, ano que marcou a divisão do Estado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ao todo, são 17 quadros que trazem o retrato dos secretários desenhado em grafite pelo artista plástico Raul Mattos. “Na oportunidade faremos uma homenagem as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Estado, da Sefaz como a conhecemos hoje. Queremos que cada quadro da galeria represente os servidores que passaram pelo órgão no período, já que são eles, junto com a sociedade como um todo, que garantiram a Mato Grosso os recursos necessários para se desenvolver e se tornar a atual potência econômica”, destacou Edmilson dos Santos.
O selo comemorativo foi desenvolvido em parceria com os Correios do Brasil. Serão confeccionados inicialmente 12 mil exemplares. Eles serão utilizados oficialmente pela Sefaz e servirão como um cartão postal da história do Fisco de Mato Grosso em todo o país. “Existem publicações oficiais e mesmo de colecionadores em todo o Brasil que comentam o lançamento de todos os selos, sua história, a importância de terem sido realizados. O alcance de um simples selo é algo que, mesmo no atual momento onde o mundo gira pela internet, é global”, lembrou o secretário de Fazenda.
Com relação ao carimbo, foi confeccionado um original e quatro réplicas que serão presenteadas ao governador e autoridades. O carimbo original ficará na Sefaz por 30 dias, período em que será utilizado na correspondência do órgão, para depois ser encaminhado ao Museu Nacional dos Correios, em Brasília (DF).