O estresse e a ansiedade eventualmente presentes em um casamento podem causar problemas cardíacos, segundo pesquisa da University College, de Londres. De acordo com o estudo, essas relações podem elevar em 34% o risco de ter doenças no coração.
A pesquisa sugere que a escolha de um parceiro não compatível pode ser pior para o coração do que permanecer solteiro.
Os resultados contestam pesquisas anteriores que sugeriam que as pessoas que estão em um relacionamento têm mais saúde do que os solteiros.
O estudo, publicado na revista especializada “Archives of Internal Medicine”, analisou a vida de 9 mil funcionários públicos.
Acompanhamento
Os pesquisadores da University College de Londres acompanharam os participantes por 12 anos. Eles tinham respondido questionários a respeito de seus relacionamentos na década de 80.
Das 8.499 pessoas que não tinham problemas cardíacos no início da pesquisa, 589 relataram um problema do coração depois.
Os que relataram relacionamentos problemáticos ou caracterizados por discussões, críticas (do parceiro) e outros tipos de conflitos tinham mais probabilidade de estar no grupo que apresentou problemas cardíacos.
Os autores da pesquisa explicaram suas descobertas fazendo referência ao “desgaste” dos órgãos cardíacos, que pode ser causado por mudanças emocionais. Isso ocorreria em razão de mudanças hormonais e problemas de coagulação no sangue.
FOl