Cuiabá se aproxima dos seus 300 anos de fundação reafirmando suas características de cidade progressista, dinâmica, com povo generoso, caloroso e acolhedor. Entre as suas várias dimensões, Cuiabá é notada como cidade-síntese do Brasil, por acolher gente de todo lugar que para cá veio em busca de oportunidades.
A cidade também é reconhecida como múltipla, de cultura e folclore primorosos, antenada com as modernas tecnologias e ao mesmo tempo enraizada na força da tradição do povo ribeirinho, pantaneiro e todo o universo simbólico que isso representa.
Terra boa pra viver, cheia de oportunidade, Cuiabá orgulha e encanta a todos nós – cuiabanos natos e adotivos.
Como prefeito Cuiabá tenho a exata dimensão das minhas responsabilidades, não apenas como gestor, mas também como formulador de alternativas de futuro, de desbravador de novos caminhos.
Desde o início da nossa administração, eu e minha equipe de secretários temos desenvolvido uma série de ações para reorganizar a cidade. Para não tornar este texto cansativo, cito, a título de exemplo, as ações voltadas para pôr ordem na casa, restaurando a austeridade da administração, os programas de infraestrutura, como o Novos Caminhos, revitalização de escolas e creches, a busca incessante pelo aumento da eficácia e da resolutividade da máquina administrativa – composta por cerca de 18 mil servidores – fazendo bem feito aquilo que conseguimos viabilizar, além da apresentação de algumas soluções inovadoras para problemas antigos da cidade, especialmente nas áreas de saúde, segurança e infraestrutura.
Paralelamente às demandas do dia-a-dia da cidade, temos dedicado atenção especial ao planejamento não apenas da administração, mas do futuro de Cuiabá – uma cidade em construção permanente.
Foi com essa visão que aderimos ao Plano de Desenvolvimento Integrado do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e elaboramos o Planejamento Estratégico de Cuiabá para o período de 2013 a 2023.
Este planejamento foca quatro grandes áreas: Políticas Sociais, Desenvolvimento Econômico, Gestão Urbana Sustentável e Gestão Organizacional.
As metas do Plano Estratégico de Cuiabá priorizam, especialmente, medidas e ações que elevam a expectativa e a qualidade de vida da população, garantam a qualidade da educação básica e assegurem políticas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Destaco o posicionamento estratégico de Cuiabá como ‘Capital do Pantanal e do Agronegócio’. Este posicionamento significa que a prefeitura propõe um desafio a toda a sociedade: o de assumirmos uma posição de liderança no Ecoturismo e, ao mesmo tempo, o protagonismo do desenvolvimento econômico de Mato Grosso.
É nossa intenção inserir Cuiabá, portanto, no contexto do ‘Desenvolvimento Sustentado’, reafirmando nossa condição de Capital de Mato Grosso para além do aspecto administrativo, contemplando a dimensão econômica, como centro de negócios, de lazer, de cultura, de entretenimento, como a cidade melhor equipada e preparada do Estado para representar todos os mato-grossenses.
Ao lado de oportunidades históricas como a realização da Copa do Mundo, dos projetos inovadores que estamos implementando, como o Porto Cuiabá e Parque das Águas, podemos afirmar com segurança que uma nova Cuiabá está nascendo. Parabéns Cuiabá pelos 295 anos!
(*) MAURO MENDES é prefeito de Cuiabá.