A Secretaria Muncipal de Saúde (SMS) por meio da Diretoria de Atenção Básica e Coordenadoria Técnica de Atenção Básica convida médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem para participar da Capacitação em Hanseníase. A programação que começou nesta segunda-feira segue até a próxima sexta (14.05). Todas as palestras acontecem no auditório da Escola de Saúde Pública em Cuiabá.
Nesta quarta-feira (12.05), o Dr. Werley Peres ministrará duas palestras. Às 8h30 e às 14h30, Tratamento, Intercorrências serão os temas abordados. Enquanto, às 10h20 e 16h20, o assunto tratado será Reações hansênicas e medicamentosas, também com Dr. Peres.
A hanseníase é uma doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Também conhecida como lepra, morféia, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal -do-sangue. O bacilo pode atingir vários nervos, mas contamina frequentemente o dos braços e pernas. A contaminação acontece por meio de contato contínuo e íntimo com o infectado.
O Mato Grosso foi o estado que mais detectou casos da doença em 2007. Foram mais de 100 mil casos contra 1.171 detectados no Rio Grande do Sul, segundo dados do Ministério da Saúde.