O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) vai realizar o Curso de Capacitação para Condutores de Transporte Coletivo de Passageiros sugerido pelo deputado estadual Mauro Savi (PR). Com início previsto para o dia 19 de julho, o treinamento será realizado no auditório do Detran. A primeira turma, com 120 alunos, será composta por motoristas das empresas União Transporte e Transport Táxi Lotação.
O curso terá duração de 15 horas-aula e deve beneficiar mais de 800 condutores. De acordo com cronograma de execução encaminhado à Assembleia Legislativa, as aulas serão realizadas as segundas, quartas e sextas no período matutino ou vespertino, de julho a dezembro de 2010. O planejamento foi elaborado para que cada turma conclua a capacitação em uma semana.
O curso possui dois módulos. No primeiro, com duração de 10 horas, será abordado o tema direção defensiva. No segundo, com cinco horas, o Detran vai tratar de convício social e meio ambiente.
O projeto é coordenado pela Coordenadoria Geral de Educação para o Trânsito, sob responsabilidade de Renata Neves de Barros Freitas. Uma das estratégias adotadas é trabalhar os diferentes assuntos no interior de cada módulo de forma a favorecer a reflexão dos alunos-condutores sobre a realidade vivenciada cotidianamente no trânsito da Grande Cuiabá, possibilitando rever suas posturas e adotar hábitos e atitudes mais responsáveis no trânsito, que favoreçam o exercício pleno da cidadania.
Para receber o certificado, que será emitido pela Escola de Governo, os alunos terão que ter 75% ou mais de freqüência, e participar da avaliação de aprendizagem, sem caráter reprovatório, ao final de cada módulo.
O Detran convidou 21 empresas para participar do treinamento, de acordo com o presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes, o Dóia, a capacitação é uma iniciativa inédita no Estado. “O nosso objetivo é fazer com que os motoristas compreendam a importância da direção defensiva para a garantia da preservação da vida”, disse.
O deputado Mauro Savi agradeceu a atenção do Detran em atender a sua indicação e frisou que “somente com educação e sensibilização dos motoristas poderemos melhorar o trânsito na grande Cuiabá e evitar a perda de vidas”. O parlamentar ressaltou, no entanto, que a conscientização deve ser da população em geral, inclusive dos pedestres que devem sempre estar atentos aos perigos do trânsito.