Contrariamente à crença comum de que a carne vermelha provoca câncer no intestino, um especialista vem alertar que “não há provas disso” e sugere que a culpa é do açúcar.
Somos constantemente aconselhados a não comer carnes vermelhas em excesso, uma vez que podem provocar câncer no intestino. Mas afinal é mais provável que fique com câncer colorretal por comer muito açúcar.
Roger Leicester, cirurgião colorretal no St George's Hospital, em Londres, e diretor do SW London Bowel Cancer Screening Programme, sublinha que não há “provas” que relacionem a ingestão de carne vermelha com o risco de sofrer de câncer colorretal.
E vai mais longe dizendo que “o chocolate – cheio de açúcar e gordura – é um culpado mais provável no que toca ao câncer”, cita o Daily Mail.
Apesar de se recomendar que o consumo de carnes não ultrapasse os 70g por dia, Roger Leicester sublinha que a “carne tem sido injustamente demonizada”. Além disso, diz que “é sabido que cortar na carne vermelha provoca défice de ferro”.
Quanto ao fato de achar que o chocolate representa um risco maior do que a carne vermelha no que toca ao câncer, Leicester sublinha que “as altas ingestões de açúcar e gorduras saturadas são um problema mais, mas ninguém nunca sugere que deve ‘desistir’ do chocolate, que é carregado de gordura. Isso seria demasiado impopular”.
NotíciasaoMinuto