Uma ONG canadense instalou uma máquina de cachimbo de crack em um centro de tratamento de drogas em Vancouver, Canadá. Segundo o jornal Independent, o grupo responsável pela instalação afirmou que os objetos são mais seguros já que dispensam as tubulações de vidro que superaquecem e quebram – o que causa cortes nas bocas dos usuários e transmite diversas doenças tais como HIV, hepatite e gripe.
Para um dos voluntários da ONG, outras máquinas poderão ser instaladas em lugares seguros aos usuários, como foi o caso deste centro de reabilitação. Eles acreditam que isto pode trazer segurança ao viciado que poderá ser supervisionado, pedir ajuda e ser tratado.
A máquina de venda automática possui 200 tubos, sendo reabastecida a cada cinco dias. A ONG defende que os viciados precisam de tratamento, desintoxicação e, para isso, é necessário supervisão e apoio.
No entanto, o Ministro de Segurança Federal, Steven Blaney, disse que o seu governo não concorda com a máquina e que ela promoveria o uso de drogas entre os jovens.