A Associação Matogrossense dos Municípios, através da Associação dos Municípios com Potencial Turístico- Amptur, desenvolveu um amplo trabalho em Campo Novo dos Parecí, a convite do prefeito Sergio Stefanelo. O consultor Francisco Cunha Lacerda, mobilizou diversos segmentos da sociedade, bem como a Câmara Municipal, para a elaboração de várias agendas estratégicas, que compreendem as principais ações 2007 para cada entidade, integrante do sistema de turismo, que são: Secretaria Municipal de Esporte Turismo e Lazer, Comissão Permanente de Turismo Cultura e Meio Ambiente da Câmara Municipal, Fórum de Desenvolvimento Turístico Municipal e Câmara Empresarial de Turismo.
A programação elaborada visa construir um ambiente de informação e motivação que possa atrair a comunidade a se envolver com o projeto do turismo. Para isto foram realizadas diversas reuniões e palestras com todas as entidades envolvidas, lideranças comunitárias, políticas e empresariais do município. As 29 entidades da sociedade que compõe o novo Fórum de Desenvolvimento Municipal, juntamente com a Comissão de Turismo da Câmara dos vereadores, Câmara Empresarial e a Secretaria de Turismo se comprometeram em cumprir as suas respectivas agendas, visando o desenvolvimento da atividade econômica do turismo, que é a primeira atividade da economia mundial, e a que mais gera emprego e renda na atualidade.
Os representantes de cada segmento tiveram participação efetiva na elaboração das agendas estratégicas de 2007. Através destas agendas o município terá a participação nos principais eventos regionais e nacionais, como a Festa Internacional do Pantanal, jogos interculturais indígenas, Salão Brasileiro de Turismo, a ser realizado em junho em São Paulo, Feira das Américas e o Congresso Brasileiro de Agentes de Viagens e Feira das Américas, realizados no mês de outubro, no Rio de Janeiro. Estes dois eventos são os maiores da América Latina no gênero.
Metas definidas para o município
As agendas compreendem ainda o lançamento em breve da Política Municipal de Turismo, bem como a realização do Inventário Turístico com seu respectivo Diagnóstico, o Plano Municipal de Turismo, além de outros projetos inéditos, como a realização de Mutirão Turístico e Urbanístico de Limpeza Pública, a Sinalização Turística, Turismo Social da Melhor Idade, Curso de Guias, Seminário para Empreendedores Turístico e articulação geral de toda a dinâmica de gestão do município.
O secretário municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Sergio Luiz Alves Valério (Sergio Mineiro), disse ainda que por oportunidade da visita do Secretário de Estado Turismo Pedro Nadaf para o lançamento da Política Municipal de Turismo, será entregue a ele, um esboço de todas as ações programadas para 2007 no município.
O prefeito Sergio Stefanelo ressaltou que as equipes que trabalham as ações turísticas, terão todo o apoio da prefeitura. “Estamos trabalhando com as áreas técnica e jurídica da prefeitura para o encaminhamento à Câmara Municipal do Projeto de Lei que transforma o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR em Fórum de Desenvolvimento Turístico de Campo Novo do Parecis.
O prefeito frisou que o município tem um potencial agrícola e uma cultura voltada para este setor. Segundo ele, é fundamental praticar o turismo sustentável e de conscientização. “Vamos mostrar que o turismo é viável. È importante a participação da AMM através da Amptur neste processo. A prefeitura não pode executar sozinha as ações propostas. o trabalho não é individualizado. O projeto de turismo não é apenas um projeto de governo, mas um projeto de sociedade” , assegurou o prefeito.
Em relação ao trabalho do consultor Francisco Lacerda, o prefeito garantiu que ele terá toda autonomia.. “A semeadura já foi feita. Agora precisamos cultivar para que possamos assegurar os resultados de curto, médio e longo prazo.” disse Stefanelo destacou ainda que uma de suas maiores prioridades é articulação junto aos Governo federal e estadual para a melhoria das rodovias de acesso ao município, bem como das estradas municipais que dão acesso aos atrativos turísticos.
Agência de Notícias dos Município