O Campeonato das Américas de Judô para cegos vai começar neste sábado (26), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os atletas brasileiros irão competir com judocas da Argentina, do Canadá, da Colômbia, dos Estados Unidos e de Porto Rico.
A competição é considerada a primeira etapa de seleção para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. “Será a primeira competição que valerá pontos para o ranking mundial e isso é importante para nós garantirmos as vagas para Tóquio 2020”, disse o técnico da equipe brasileira, Jaime Bragança.
O evento contará com a participação de 43 judocas, sendo 21 da delegação brasileira. Entre os que estarão na competição, os medalhistas de prata dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 Antônio Tenório, Alana Maldonado, Lucia Teixeira e Wilians Araújo são presença garantida.
Além deles, outros judocas que também já marcaram história na modalidade com conquistas em Paralimpíadas também iniciam a trajetória neste novo ciclo. “Essa competição será muito importante para avaliar nossos atletas, principalmente o comportamento dos novos. E também servir para observar os nossos adversários”, analisou o técnico.
O evento servirá também de preparação para a Copa do Mundo, que será disputada no Uzbequistão, de 8 a 10 de outubro. A comissão técnica levará em conta o desempenho dos atletas para definir a próxima convocação.
Novos atletas
O Brasil contará também com revelações que se destacaram nos últimos eventos. A caçula é Rebeca Silva, de 16 anos, campeã nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens deste ano. Além da paulistana, Luan Pimentel, 19, campeão do GP Internacional Infraero e com duas medalhas de Jogos Universitários, e Luiza Oliano, 20, quinto lugar no Mundial de 2014, são algumas das apostas.
Fonte Portal Brasil, com informações da: Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais