A Secretaria de Mobilidade Urbana, por orientação do prefeito Emanuel Pinheiro, prorrogou o prazo para registrar as infrações de trânsito pelo sistema de videomonitoramento. Por se tratar de uma gestão humanizada, serão intensificadas campanhas educativas para os motoristas.
A campanha também vai alertar os motoristas do transporte coletivo, assim como as empresas, sobre o tráfego fora das faixas exclusivas para ônibus. Inicialmente, a Prefeitura de Cuiabá deu um prazo de 120 dias para a adaptação ao novo sistema, que inclui 32 câmeras instaladas nas vias de maior movimentação da cidade.
Para a decisão de prorrogar o prazo, foi levada em consideração a quantidade de notificações educativas, entre janeiro e maio deste ano, com 175 mil registros, sendo 22,77% manuais e 77,23% eletrônicas.
Não foi estabelecido um prazo para o sistema começar a multar. Porém, nos próximos 30 dias serão realizadas campanhas educativas direcionadas para motoristas de veículos de passeio, transporte coletivo e para os pedestres.
Também fica reiterado que objetivo do sistema não é penalizar e nem incentivar as multas. Também será revitalizada a sinalização horizontal e vertical nas principais vias onde funciona a faixa exclusiva para ônibus.