As secretarias municipais de Educação e Cultura e Meio ambiente lançam, nesta sexta-feira (20), a campanha educativa de prevenção, conscientização e combate às queimadas. Além de alertar a população quanto aos graves problemas de saúde ocasionados pelas queimadas, a ação alerta, ainda, para a baixa umidade do ar e as elevadas temperaturas que acabam comprometendo o sistema respiratório.
A primeira medida será a distribuição de panfletos explicativos nos principais pontos da cidade como, por exemplo, no Terminal André Maggi. Nestes, estão disponibilizados os telefones para denúncia e extinção de focos de queimadas na cidade.
Os folhetos explicativos trazem, também, cuidados que devem tomados para a preservação da saúde: tomar bastante líquido, usar roupas leves, umidificar os ambientes e evitar exposição ao sol das 10 às 16 horas.
As escolas municipais, o Ministério Público da União, a Defesa Civil e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) também colaboram com a campanha educativa implantada no município.