domingo, 22/12/2024
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Campanha de repovoamento no Rio Paraguai desperta consciência ecológica

Dia de pesca esportiva também é dia de repovoar o rio. No último domingo (20.05), enquanto as 75 equipes acirravam a disputa pela vitória no 13º Festival de Pesca de Barra do Bugres (Festbugres), a campanha “Salve o Peixe, Salve o Rio” lançava quase 20 mil filhotes de peixe no Rio Paraguai – como acontece tradicionalmente desde a primeira edição do evento de pescaria, em 1995. Pacu, corimba, piau e piraputanga foram as espécies que foram lançadas desta vez, movimento idealizado pelo prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos.

A campanha de repovoamento fluvial surgiu em 1994, um ano antes da primeira edição do Festbugres. Desde aquela época, os dois eventos são realizados em conjunto. Murilo Domingos explica que a “Salve o Peixe, Salve o Rio” é pioneira no Brasil, já que na época em que foi implantada não havia projetos desta natureza no país. Ele acrescenta que o projeto não utiliza alevinos, mas trabalha com pequenos peixes que já têm condições de chegar à fase adulta quando lançados nas águas.

“Os peixes estão de volta aos nossos rios. E o que mais nos estimula a continuar realizando a campanha é que já podemos ver os resultados. Nos municípios onde já realizamos o lançamento, como Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger, a população tem nos dado notícia de que a oferta de peixes tem aumentado, principalmente neste ano”, destacou o prefeito de Várzea Grande – que conta com o apoio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Agricultura para realizar o evento.

A soltura de peixes em Barra do Bugres, somada a que foi realizada na costa do Rio Cuiabá que contorna a comunidade de Bonsucesso, em Várzea Grande – há menos de dez dias – já devolveu a Bacia do Prata pelo menos 40 mil novos filhotes de peixe. Segundo Murilo Domingos, estima-se que, em 14 anos de “Salve o Peixe, Salve o Rio”, já foram lançados cerca de cinco milhões de peixes nos rios de Mato Grosso, incluindo os da Bacia da Amazônia. Cinqüenta municípios ribeirinhos do Estado já foram contemplados desde a primeira realização da campanha.

De acordo com o prefeito de Barra do Bugres, Aniceto de Campos Miranda, a administração fez questão de incluir novamente o projeto na programação do Festbugres. “A campanha de soltura dos filhotes de peixes está revitalizando as espécies nativas do Rio Paraguai e a população da nossa cidade já reconhece os benefícios do programa, principalmente quanto a questão de educação ambiental – que também é um dos objetivos do festival de pesca”, afirmou.

A secretária de Comunicação Social de Várzea Grande, Édina Araújo – que prestigiou os dois eventos – disse que não se trata apenas de um ato de lançamento de peixes aos rios. “O diferencial é a conscientização sobre a preservação junto aos vários segmentos da sociedade: autoridades, instituições e comunidade. E não se restringe somente ao repovoamento de nossas bacias hidrográficas, mas a sustentabilidade do meio ambiente e de todo o ecossistema de Mato Grosso”, comentou. As crinças e adolescentes – que participaram dos festivais de pesca mirim e infantil também realizados no domingo – foram as protonistas no lançamento dos filhotes no Rio Paraguai.

Também participaram das festividades o prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Davoli Ladeia e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Barra do Bugres, Eulálio Farias de Carvalho. Marcaram presença, ainda, o coordenador geral do almoxarifado da prefeitura de Várzea Grande, Luciano Raci e o presidente da União Várzea-grandense de Bairros (Univab), Mateus Magalhães.

13º FESTBUGRES – Duas equipes de Várzea Grande participaram da edição 2007 do festival de pesca de Barra do Bugres, considerado o segundo mais disputado de Mato Grosso. O investimento deste ano chega a R$ 150 mil, financiados pelo Ministério do Turismo, prefeitura local e parceiros. Os campeões foram pescadores Claudinor Pereira de Oliveira, Agnaldo de Souza e Ailson Evangelista, da cidade de Carlinda, integrantes da equipe “Zero 60” – que pescaram quatro pacus (45, 39, 38 e 23 centímetros). Eles levaram para casa um carro 0km. Quase R$ 35 mil em prêmios foram dados aos demais vencedores, entre motos, barcos e motores de popa.

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Parmenas Alt
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